ENTROPIA NA MENSURAÇÃO DA INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

Palavras-chave:

inovação, indicadores, entropia, teoria da informação, criatividade

Resumo

Inspirando-se na Física e na Teoria da Informação, o conceito de entropia tem sido empregado em uma miríade de contextos para quantificar o caos, a surpresa, a complexidade ou a aleatoriedade inerente a sistemas. Além disso, ao longo dos anos, sua utilidade na avaliação de processos criativos e inovadores é notável. Dentro deste escopo, este estudo, empregando uma revisão integrativa, investiga pesquisas que abordam a aplicação da entropia nos âmbitos da avaliação de inovação e criatividade. Um catálogo abrangente de 26 estudos distintos, escritos por 69 autores, compartimentaliza os resultados em quatro categorias predominantes: Inovação de Sistemas, Artes e Design, Direito, e Neurociência e Psicologia. Uma tendência se manifesta à medida que a entropia é encontrada como uma ferramenta na avaliação de capacidades e desempenho em inovação, seja na avaliação de inovação de patentes, de organizações ou regiões, ou no entendimento da complexidade da atividade cerebral e do pensamento divergente. No geral, os resultados acentuam o papel da entropia como um importante instrumento na medição de construtos complexos dentro das recentes discussões interdisciplinares.

Biografia do Autor

Vânia Ribas Ulbricht, UFSC

É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professora visitante da Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design (2012 - 2014). Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Foi bolsista em Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de 2009 a 2013, DT/CNPq. Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos,aprovado pelo CNPq através da CHAMADA N 84/2013 MCTI-SECIS/CNPq- TECNOLOGIA ASSISTIVA / B - Núcleos Emergentes Foi bolsista do CNPq na modalidade DTI-A. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermidia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva. Coordenou, desde 1981, diversos eventos nacionais e internacionais, dentre os quais desta-se: os Congresso Nacional de Desenho, Gráphicas, Conahpas e Cinahpas. É professora titular voluntária e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. É lider, desde 2014, do Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas registrado no CNPq. Fazendo especialização em Neurociências no Instituto de Desenvolvimento Educacional https://orcid.org/0000-0002-6257-0557

Tarcísio Vanzin, UFSC

Arquiteto, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC), ambos na UFSC. Ao longo da carreira tem atuado nas seguintes disciplinas: Métodos de Representação, Geometria, Produção Hipermidia, Criatividade e Inovação, Teoria Geral de Sistemas, Sistemas Multimídia e Infografias, Erros Humanos, História e Teoria da Mídia e, mais recentemente, Cibercidades e Cibersociedade. Desenvolve pesquisas com foco em mídias digitais e inclusão, coordenando o Laboratório de Mídias Digitais - LAMID do PPGEGC. Possui experiência profissional em projetos industriais, avaliações, projetos de arquitetura e construção civil. Recebeu o prêmio Jabuti 2015 na categoria Educação e Pedagogia por autoria do trabalho "Interdisciplinaridade como ferramenta de inclusão em ambiente de aprendizagem", capítulo do livro "Práticas da Interdisciplinaridade no Ensino e Pesquisa". 

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Simas da Silva, G., Ulbricht, V. R., & Vanzin, T. (2023). ENTROPIA NA MENSURAÇÃO DA INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1409

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