EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Árllon Chaves Lima Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Eliana dos Santos Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vania Ribas Ulbricht Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria José Baldessar Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, EaD, W3C, Deficiência Visual

Resumo

Este artigo relata sobre estudos voltados a Educação à Distância, que discutem o uso
das Tecnologias Assistivas (TAs) para minimizar barreiras em contextos educacionais envolvendo
alunos com deficiência visual. O método utilizado foi a revisão bibliográfica, realizando uma
pesquisa sistematizada. Analisou-se 6 dissertações recuperadas na base de dados do Catálogo de
Teses & Dissertações - CAPES. Os resultados sugerem que o uso de TAs tem um potencial
significativo para melhorar a aprendizagem de alunos com deficiência visual na modalidade de
ensino a distância, mas esse potencial depende de uma série de fatores, desde a superação de
obstáculos como a falta de recursos adequados até a exigência de profissionais qualificados que
possibilitem a construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) de acordo com as
diretrizes de acessibilidade da WCAG 2.0, instituída pelo World Wide Web Consortium (W3C).

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Publicado

2024-11-12

Como Citar

Lima, Árllon C. ., Pereira , E. dos S. ., Ulbricht, V. R. ., & Baldessar, M. J. . (2024). EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1619

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