PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS COM MÍDIA DIGITAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

  • Ana Priscila Cayres de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v%25vi%25i.1623

Palavras-chave:

mídia audiovisual, Tecnologia Digital, narratividade, deepfake

Resumo

Há transformações tecnológico-digitais disruptivas e decorrentes de potencialidades e usos de inteligência artificial (IA). Também, há graves implicações socioculturais, morais, legais e político-econômicas afetando as pessoas. Isso porque, com o uso de IA, mensagens imaginárias (falsas) podem ser percebidas como realistas aos sentidos humanos. Atualmente, essas representações fantasiosas com imagens, sonoridades e vocalizações realistas são denominadas deepfakes. Por sua vez, a popularização do acesso aos recursos digitais com IA resultou também na perda da exclusividade de profissionais que trabalham com mídia audiovisual. Diante do exposto, neste artigo são apresentados resultados parciais de uma pesquisa qualitativa e exploratório-descritiva sobre plataformas digitais de IA com recursos online para produção de audiovisuais.

Downloads

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

Cayres de Oliveira, A. P., & Perassi Luiz de Sousa, R. (2024). PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS COM MÍDIA DIGITAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v%vi%i.1623

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)