RELAÇÃO ENTRE RENTABILIDADE E CAPITAL INTELECTUAL DE EMPRESAS DO SETOR BANCARIO BRASILEIRO
Resumo
O Capital Intelectual, tem sido apresentado às empresas como um fator competitivo que necessita ser reconhecido, mensurado e evidenciado. Os indicadores financeiros, por si só pouco representam. Eles tomam maior dimensão quando comparados a outros indicadores. Deste modo, o escopo do presente estudo é apresentar a correlação existente entre os investimentos em intangíveis, sobretudo o capital intelectual, com os índices de rentabilidade apresentados nas empresas do setor bancário brasileiro. Os dados foram coletados através das demonstrações contábeis publicadas na BM&FBOVESPA, no período compreendido entre 2011 e 2016. Nesta pesquisa foi utilizado o método proposto por (PULIC, 2000) que desenvolveu uma proposta de medição de eficiência do valor adicionado por capacidade intelectual corporativa, trata-se do VAIC (Value Added of Intellectual Coeficient). O objetivo da presente pesquisa foi o de avaliar se indicadores de natureza distintas, como o VAIC e rentabilidade, notadamente o RSPL e RSA, têm correlação entre si. Foram feitos cálculos de correlação entre as variáveis pesquisadas. Os resultados mostram que em uma análise global houve correlação apenas entre o VAIC e o RSA. Com relação ao RSPL não houve correlação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE CESSÃO E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS PATRIMONIAIS SOBRE ARTIGO PUBLICADO NOS ANAIS CIKI E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
O AUTOR, nos termos da lei n. 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, pelo presente instrumento particular, declara a quem possa interessar, que cede e transfere, em caráter universal, definitivo, irretratável, com exclusividade e a título gratuito, a totalidade dos seus direitos patrimoniais de autor sobre seu artigo publicado, no Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciki, para publicação nos anais do ciKi.
O AUTOR garante:
- Que o artigo é original, excetuando-se as citações de outras obras publicadas, desde que observadas as limitações expressas nos artigos 46 e 47 da Lei 9.610 de 19.02.1998;
- Que o artigo não contém quaisquer declarações caluniosas ou difamatórias e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros;
- Ressarcir prontamente o Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKi por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que advenham em razão da quebra das garantias expressas nas alíneas 1 e 2, acima.
Com esta cessão e transferência dos direitos patrimoniais referentes ao direito do autor, o Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKi e seus sucessores ficam livres de qualquer pagamento de direitos autorais ao AUTOR ou a seus herdeiros ou sucessores.
O AUTOR declara, ainda, que o Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKi está plenamente autorizada a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa e em todas as outras línguas, em versão impressa, em meio eletrônico, internet, para fins comerciais ou não, inclusive podendo distribuir, adaptar, criar obra derivada, ceder seus direitos a terceiros, no Brasil e/ou no exterior, incluindo, mas não limitando a fins de: ensino, estudo e pesquisa; publicação e divulgação; citação; utilização em meios de telecomunicação em geral; utilização audiovisual em geral, incluindo todas as tecnologias digitais existentes ou que venham a ser desenvolvidas no futuro, aptas ao armazenamento e reprodução de dados.
Ficam assegurados ao AUTOR os direitos morais sobre seu artigo, inclusive a vinculação de seu nome como autor do artigo objeto desta transferência.
O AUTOR deverá sempre realizar consulta por escrito ao Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKi, quando pretender qualquer tipo de utilização do seu trabalho ora cedido, obrigando-se ainda, a sempre inserir o crédito à publicação original de seu artigo, citando a referência bibliográfica completa, de modo legível e com destaque.