PROPOSTA DE UMA ONTOLOGIA DE DOMÍNIO PARA CAFÉ ESPECIAL

Autores

  • Eduardo Trauer UFSC
  • José Leomar Todesco
  • Eduardo Moreira da Costa

Palavras-chave:

café especial, ontologia de domínio, representação do conhecimento, engenharia do conhecimento, sistema de agronegócios.

Resumo

O café representa um dos principais produtos comercializados no mundo. Tem relevância científica relacionada à saúde humana, além de importância econômica para vários países do mundo. Cerca de 12,5 milhões de cafeicultores do mundo estão diretamente envolvidos em sua produção. É um produto que pode facilmente perder qualidade em toda a sua cadeia produtiva, que - embora já mapeado - não inclui conhecimentos relevantes para a preservação da qualidade, explícitos e facilmente acessíveis aos agentes do sistema de agronegócio cafeeiro. Representar o conhecimento necessário para preservar a qualidade do café e permitir seu compartilhamento por meio de sistemas inteligentes pode ajudar os agentes do sistema de agronegócio cafeeiro. A representação do conhecimento formal e explícito do café de alta qualidade - chamado café especial - por meio de uma ontologia para o domínio do café especial é apresentado como uma proposta neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-11-07

Como Citar

Trauer, E., Todesco, J. L., & da Costa, E. M. (2019). PROPOSTA DE UMA ONTOLOGIA DE DOMÍNIO PARA CAFÉ ESPECIAL. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/789

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>