O DESIGN THINKING E O DESIGN DE INFORMAÇÃO NA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZADO EM MICROCOSMO DO MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA

Autores

  • Ana Paula Perfetto-Demarchi Universidade Estadual de Londrina
  • Kawana Constâncio Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1135

Palavras-chave:

Design de Informação, Design Thinking, Análise de Aprendizagem, Conhecimento

Resumo

Esta pesquisa associa conhecimentos de Design Thinking, Design de Exposições e Design de Informação para identificar problemas e sugerir soluções de comunicação visual em um dos microcosmos do Museu Histórico de Londrina, a exposição permanente Casa Central de David Dequêch. A elaboração deste estudo tem como principal objetivo implementar ferramentas de comunicação visual no local, a fim de o tornar potencialmente educativo. Para que sejam aplicadas e testadas futuramente, com a finalidade de ampliar sua utilidade em outros ambientes do Museu. Isso porque a comunicação visual atualmente instalada nesse Microcosmo e em outros ambientes do museu apresenta obstáculos para geração de diálogo entre exposição e visitante, prejudicando o aprendizado do interlocutor. A realização desta pesquisa ocorre por meio do método o indutivo, de caráter qualitativo e de natureza exploratória. Seu delineamento será realizado por meio de pesquisa-ação, utilizando como estratégia a execução de entrevistas e de visitas para observação do local. A contribuição para o remanejamento e atualização da exposição trará benefícios para a instituição, porque a tornará mais atrativa e com maior potencial educacional para seus visitantes.

Biografia do Autor

Ana Paula Perfetto-Demarchi, Universidade Estadual de Londrina

Professora associada no departamento de Design da Universidade estadual de Londrina, participa do programa strictu sensu de ciências da Informação. Cursou doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina e Pós doutorado em gestão do conhecimento na Universidade Politécnica de Valencia - Espanha. Atualmente é diretora do LabConde – Laboratório em Conhecimento Estratégico e conexões do Departamento de Design, é editora chefe da revista projética do Departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina,e faz parte da rDis®, Red Internacional de Investigación  en Diseño Sistémico com sede em Valencia na Espanha.

Kawana Constâncio, Universidade Estadual de Londrina

Cursando o bacharelado emDesign Grafico na Universidade Estadual de Londrina. Iniciação científica da Cnpq 2019 e da Fundação Araucária 2020.

Downloads

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Perfetto-Demarchi, A. P., & Constâncio, K. (2022). O DESIGN THINKING E O DESIGN DE INFORMAÇÃO NA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZADO EM MICROCOSMO DO MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1135