FROM ENGINEER TO TEACHER OF ENGINEERING: FROM PROFESSIONAL SKILLS TO TEACHING SKILLS FOR LEARNING

Authors

  • Lucilia Panisset Travassos, Dra Português
  • Francisco Antônio Pereira Fialho, Dr Português
  • Christianne Coelho de Souza Reinish Coelho, Dra Português

Abstract

ABSTRACT

In the Brazilian educational context, teaching at university level is full of operational challenges, often stuck in old-fashioned beliefs and values. Thus, teaching practice calls for a change in the attitude of coordinators, teachers and students, who should takes into consideration how to build knowledge based on scientific evidences, The involvement of teachers with the institution they work for, reflections and discussions about new practices should be the starting point. Contemporary research indicates that being competent on this field of work is to organize and manage learning situations well, design educational tools, involve students in the teaching-learning process as team work, use new technologies for the benefit of education, address the ethical dilemmas of the teaching profession, take care of one´s own continuous training and be committed to individual and collective learning. The main objective of this paper is to point out the teaching skills concepts and paradigms that still prevail in engineering teaching, and question the ways of thinking, acting, producing and distributing knowledge. This work also discusses how to improve the quality of engineers-to-be education, a practice that requires both multi and interdisciplinary actions and activities which should go beyond the field of specialty and develop transdisciplinary applications so that teaching, as a mere transmission of content, can be replaced by classes that can help the knowledge building process to innovation.

 

Keywords: university; teaching; competence; knowledge; learning.

Author Biographies

Lucilia Panisset Travassos, Dra, Português

Educadora com cinco décadas de experiência profissional em magistério e coordenação, da Educação Básica a grupos de Pós-Graduação, a Profa. Lucília Panisset é Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde também obteve seu título de Mestre em Engenharia de Produção de Mídia e Tecnologia, com ênfase em Psicologia das Organizações. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês (UFMG) e em Psicopedagogia (PUC Minas), Lucília iniciou sua trajetória acadêmica com o Curso de Magistério e o Bacharelado, com Licenciatura em Letras (Português/Inglês).

 É formada em Programação Neurolinguística, pela International Neurolinguistics Programming Trainers Association, de Londres, e em Nuevos Aportes de la Psicopedagogia Clinica Ante El Diagnóstico de ADD/ADHA -  Escuela Psicopedagogica de Buenos Aires, Argentina. Lucília Panisset detém os direitos de tradução e publicação do material sobre Discalculia do Kognitivt Centrum/Suécia para países de língua portuguesa, juntamente com Eloise Torres (MG) e Hélio Magri (RS), e é credenciada como Avaliadora da Síndrome de Irlen e uso do Método de Correção, fazendo parte da rede internacional do Irlen Institute/USA.

 A pesquisadora Lucília Panisset é membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), da Associação Brasileira de Neuropsicologia (ABNp), da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), da Institute of Mind, Brain and Education Society (IMBES), da International Dyslexia Association (IDA) e da Children and Adult with Attention Deficit Disorder Association (CHADD), entre outras organizações profissionais nacionais e estrangeiras.  Idealizadora do Curso de Pós-Graduação em Neurociências e Psicanálise Aplicadas à Educação, da Faculdade São Camilo-MG, coordenou-o até se tornar Professora Visitante Sênior na FALE/UFMG, cargo para o qual foi aprovada em 1º.  lugar em concurso público, exercido até 31 de dezembro de 2013, conforme contrato. Em janeiro de 2014, retornou à coordenação dessa pós-graduação, da qual faz parte também do quadro de docentes. Em 2015, lançou a Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento Aplicada à Neuroeducação, na Faculdade Batista-MG, curso no qual atua como coordenadora acadêmica e docente do núcleo de disciplinas ligadas às Neurociências e Educação.  Atualmente, pertence ao quadro de docentes da Kroton Educacional  ministrando disciplinas nos cursos de Administração e Ciências Contábeis Faculdade Pitágoras e faz parte do Núcleo Docente Estruturante – NDE dessa instituição. Além de atuar em projetos nacionais e internacionais como tradutora e intérprete autônoma de língua inglesa, Lucília Panisset é palestrante nas áreas de gestão educacional, neurociências, ensino e aprendizagem em congressos e organizações educacionais e empresariais de renome em todo o país.

Francisco Antônio Pereira Fialho, Dr, Português

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), Mestrado em Engenharia de Produção, Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e Doutorado em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia e Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas:engenharia do conhecimento, mídias do conhecimento, eco-ergonomia, gestão do conhecimento e ergonomia cognitiva. Líder do Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em Conhecimento e Consciência - NEDECC. Líder do Núcleo de Pesquisas em Complexidade e Cognição - NUCOG. Participante do Núcleo da Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para a Inovação - ENGIN da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e do LGR - Laboratório de Gestão Responsável.

Christianne Coelho de Souza Reinish Coelho, Dra, Português

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é diretora - Reinisch Consulting e professora coloboradora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: licenciamento ambiental, gestão organizacional, sustentabilidade e teoria da complexidade.

Published

2018-09-19

How to Cite

Travassos, L. P., Fialho, F. A. P., & Reinish Coelho, C. C. de S. (2018). FROM ENGINEER TO TEACHER OF ENGINEERING: FROM PROFESSIONAL SKILLS TO TEACHING SKILLS FOR LEARNING. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, 1(1). Retrieved from https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/505