DTKBOARD: NORTE PARA A PRODUÇÃO E INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO NA CONDUÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO

  • Rosane Fonseca de Freitas Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Paula Perfetto Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o sistema DTKboard criado pelo Laboratório de Conhecimento em Gestão Estratégica de Design e Conexões (Labconde) da Universidade Estadual e Londrina (UEL), baseado no processo de Design thinking. Trata-se de um modelo conceitual materializado em um produto que conduz o pensamento para a criação de produtos inovadores. Por meio de metodologia exploratória e qualitativa, descreve, ao longo do texto, como se dá sua aplicação. Em teste há 5 anos em diversos segmentos: empresas, processos, produtos (de games a livros literários infantojuvenis) e educação, busca sua validação e consolidação como processo para ser utilizado até por não designers, pois extrai de forma significativa e facilitada (por suas ferramentas visuais) habilidades criativas negligenciadas, conduzindo o conhecimento de forma lógica.

Biografia do Autor

Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier, Universidade Estadual de Londrina

PhD pela Universidade Politécnica de Valencia, no Departamento de Engenharia Gráfica (2014- bolsista CNPq), Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), especialista em: Arquitetura de Interiores (UNIFIL, 1998), Moda (UEL, 1999) e Design de Moda (CDI de Montivideo em cooperação com o Centro di Analisi Sociali e Progetti da Italia de 2000, como bolsista e recebendo Premiação); Graduada em Desenho industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC 1980). Professora (desde 1985) adjunto da Universidade Estadual de Londrina, atualmente ministra aulas na Graduação de Design de Moda e pós-gradução lato sensu Moda: Produto e Comunicação e Gestão Estratégica de Design. Com experiência na área de Design e Comunicação e como pesquisadora tem participado de vários projetos de pesquisa com ênfase em Gestão de Design e Cultura Visual principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, cultura visual de moda, design de moda, pesquisa e criação em design, aplica suas pesquisas na área de indústria de confecção, agricultura familiar e ensino. Possui 6 artigos publicados em revistas Qualis, publicou 6 capítulos em livros e vários artigos científicos completos publicados em eventos nacionais e internacionais de moda, design e comunicação. Possui uma patente de softerware. Faz parte da rDis- Red Internacional de Investigación en Diseño Sistémico, com sede na Universidade Politécnica de Valencia, desde Julho de 2015 e do Núcleo Labconde- Laboratório de Conhecimento em Design Estratégico e conexões na Universidade Estadual de Londrina, desde sua criação em 2014. Participa de comissões científicas de eventos nacionais e internacionais da área de design e moda, faz parte do Comitê Científico da revista Projética, do Departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina. Avalia artigos das revistas Discursos Fotográficos (Comunicação-UEL), Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI-UEL), da revista Estudos em Design (PUC-RJ) e da revista Icônica da UTFPR- Apucarana.

Ana Paula Perfetto, Universidade Estadual de Londrina

PhD na Universidad Politécnica de Valencia, Departamento de Ingeniería Gráfica (2014), Doutora em Engenharia e Gestão Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), mestre em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2000) e Graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual de Londrina (1982) e em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1985). É professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina, avaliador de curso e institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e Avaliadora de Cursos de Graduação no Sistema Estadual de Educação do Paraná. É docente convidado de especialização do Instituto Global de Estudos Avançados. Ministrou diversos cursos como professor convidado para o Sebrae e SEED/Pr. Atua como professor convidado no programa de pós graduação strictu senso em "Maestria en innovación y Gestión del diseño do Intituto Superior de Arquitectura y Diseño - ISAD do Mexico. Possui experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Gestão do Design, atuando principalmente nas seguintes áreas: Mobiliário; agricultura familiar; vitivinicultura; e Comunicação visual. É professora pesquisadora tendo participado de 08 projetos e atualmente em 04 projetos de pesquisa na área de Gestão de Design, sendo três deles com fomento externo, e é coordenadora de 01 na Universidade Estadual de Londrina. É Líder de Grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, na área de Gestão de Design. Possui 06 artigos completos publicados em periódicos qualis 06 Capitulo em livro e diversos artigos completos publicados em eventos nacionais e internacionais. Fez parte de comitês científicos em eventos da área de design e faz parte do comitê editorial da revista projética do Departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é integrante a Rdis - Red Internacional de Investigación en Diseño Sistémico com sede na Universidade Politecnica de Valencia - Espanha

 

Publicado
2019-11-07
Como Citar
MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; FORNASIER, Cleuza Bittencourt Ribas; PERFETTO, Ana Paula. DTKBOARD: NORTE PARA A PRODUÇÃO E INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO NA CONDUÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2019. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/803>. Acesso em: 03 june 2020.