LAGOA UMA VISÃO CHIS CIDADES MAIS HUMANAS, INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS: INOVAÇÃO URBANA E COCRIAÇÃO

Autores

  • ESTELA BOIANI Universidade Federal de Santa Catarina
  • Verônica Tessele D`` Áquino Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • MAGDA RAMOS Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduardo Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ligia Lentz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1008

Palavras-chave:

Visão CHIS. Projeto Arquitetura e Urbanismo. Inovação Urbana. Cocriação.

Resumo

: Na Era das Cidades, projeta-se que 70% da população viverá no ambiente citadino em 2050, caracterizando-se como uma nova fase no desenvolvimento urbano, exigindo novas e ousadas abordagens no planejamento urbano. O presente artigo se propôs a descrever um empenho por uma cidade que garanta a participação dos cidadãos nos processos de planejamento e desenvolvimento do ambiente urbano, sob a perspectiva da cocriação pelos cidadãos. Para que o objetivo fosse atingido, apresentou-se a Visão CHIS; Conceito de Inovação Urbana, e, um Projeto de Arquitetura e Urbanismo denominado Lagoa- Visão CHIS com diretrizes e intenções projetuais para região como resultado da apropriação dessa participação dos cidadãos. Este utilizou uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos amparado pela pesquisa aplicada e bibliográfica.

Biografia do Autor

ESTELA BOIANI, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda EGC- Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC/Pesquisadora ENGIN-EGC-UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina*2018-atualmente - Especialista em Metodologia da Ação Docente.*2000 - Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas-SP.*1994 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL/DOCÊNCIA: *1995-atualmente na área de Educação Ensino Superior, Docência/Coordenação: *1995-1996: Docente-UEL Universidade Estadual de Londrina. *2006 à 2009 - Docente e Coordenação TCC FACNOPAR Faculdade do Norte Novo de Apucarana na cidade Apucarana-PR.* 2012-2013- Docente Ensino Técnico Edificações -IFSC -Instituto Federal de Santa Catarina * 2013-2015 docente e coordenadora do Curso Técnico em Edificações e Aprendizagem Industrial no SENAI-SC. *2016-2017 Docente Ensino Técnico Edificações IFSC-Instituto Federal de Santa Catarina.*2016-2020 Docente Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul- Universidade do Sul de Santa Catarina.

MAGDA RAMOS, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003). Especialista em Gestão Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1977). Bibliotecária documentalista da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora de Metodologia da Pesquisa e Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade SENAI/SC-SÃO JOSÉ.

Eduardo Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e do Laboratório de Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (LabCHIS), sediado na mesma universidade, onde também integra o Laboratório de Habitats de Inovação e Empreendedorismo. É consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial (Bird) e UNCTAD. É doutor em eletrônica pela Universidade de Southampton, Reino Unido, mestre em ciência da computação e engenheiro eletricista pela UFMG. Foi professor visitante da Universidade Harvard, diretor de Inovação da Finep, diretor do CNQq, pesquisador do CPqD da Telebrás e consultor do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Downloads

Publicado

2020-12-07

Como Citar

BOIANI, E., Tessele D`` Áquino, V., CAMARGO LANGE RAMOS, M., Moreira Costa, E., & Lenthz, L. (2020). LAGOA UMA VISÃO CHIS CIDADES MAIS HUMANAS, INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS: INOVAÇÃO URBANA E COCRIAÇÃO. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1008