GOVERNANÇA PÚBLICA EM FOCO

ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DE MAIOR IMPACTO

Autores

  • Carlos Nunes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • João André Rigo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Patrícia de Sá Freire Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Governança Pública, WGI, Democracia, Bibliometria

Resumo

Governança Pública - Gov.P, segundo o Tribunal de Contas da União do Brasil, é um sistema que determina o equilíbrio de poder entre múltiplos agentes para a solução de problemas complexos e garantia de prevalência do bem comum, agindo através de mecanismos de liderança, estratégia e controle. Trata-se de um constructo, amplamente, discutido na literatura, com fortes implicações sociais. O objetivo do presente trabalho é descrever o perfil das publicações mais citadas (n=1.972) na série histórica sobre Gov.P. Para tanto, realizou-se estudo descritivo, de abordagem quali-quantitativa do tipo revisão bibliométrica. Os resultados alcançaram o objetivo proposto e revelaram a importância do tema “processos democráticos” e a centralidade do tema “estabilidade política”.

Biografia do Autor

Carlos Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Pesquisador membro do Laboratório de Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento (ENGIN/EGC/UFSC). Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008); mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará (2014) onde foi pesquisador financiado com bolsa CAPES; Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC desde 2021 onde tem estudado governança pública; habitas de inovação e; métodos, técnicas e Ferramentas de GC. Atuou como advogado no Estado do Ceará entre 2009 e 2012. Foi professor convidado da Faculdade Via Sapiens em Tianguá-CE (2019). Desde 2013, é servidor público efetivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), onde desenvolveu mister operacional e, atualmente, de gestão,

João André Rigo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduado em Direito pela Universidade de Passo Fundo/UPF; Pós-Graduado em Gestão e Segurança do Trânsito pela Universidade do Contestado/SC; Pós-Graduado em Educação Transformadora, Pedagogia, Fundamentos e Práticas pela PUC/RS; Mestre em Educação e Formação pela Universidade de Lisboa/UL, com área de concentração em Organização e Gestão da Educação e da Formação - Título reconhecido no Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC; Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - PPGEGC/UFSC. Servidor efetivo da Polícia Rodoviária Federal/PRF, desde 1999, onde, para além das atividades regulares do cargo, ocupou diversas funções de gestão e governança, dentre as quais destaca-se: Chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da 8 Delegacia/RS; Chefe da 8, 14 e 5 Delegacias PRF no RS; Chefe da Seção de Policiamento e Fiscalização PRF/RS; Chefe Substituto do Núcleo de Operações Especiais PRF/SC; Chefe da Divisão de Educação Corporativa/DEC e Coordenador Substituto da então Academia Nacional da PRF/ANPRF; Coordenador de Apoio à Gestão da Diretoria-Executiva, tendo atuado no alinhamento institucional e na Gestão do Conhecimento; Coordenador Geral da Universidade Corporativa da PRF/UniPRF, atuando na Governança da Aprendizagem da instituição. Atualmente lotado na 8 Superintendência PRF/SC.

Patrícia de Sá Freire, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Durante mais de 30 anos foi consultora para a gestão de mudanças estratégicas e pessoas. Hoje, Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2013) e e Mestre em EGC pelo mesmo Programa (2010). Possui graduação em Educação, com habilitação em Tecnologias da Educação, pela PUC/RJ (1986). É especialista em Marketing pela ESPM/RJ(1987) e em Psicopedagogia pela UCB/RJ (2006). É professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do ENGIN Laboratório de Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional e membro dos Grupos IGTI (Núcleo de Inteligência, Gestão e Tecnologia para a Inovação/UFSC) e, do KLOM (Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional/UFSC). Autora de sete livros e mais de 300 artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais, periódicos e capítulos de livros, destacando a coautoria de capítulos da obra Interdisciplinaridade em Ciência Tecnologia & Inovação contemplada com 2º lugar no Prêmio Jabuti no ano de 2011 e, outros artigos premiados em congressos. Por dois anos seguidos 2011 e 2012 foi escolhida como um dos cinco executivos de excelência em Gestão do Conhecimento no Brasil pelo MAKE Award Brasil. Ganhou o primeiro lugar geral do Prêmio de Mérito Acadêmico do Programa de Pós Graduação EGC/UFSC em 2009 e o primeiro prêmio para a área de gestão do conhecimento em 2010. É Editora do International Journal of Knowledge and Management (IJKEM). O foco das pesquisas, ensino e extensão tem sido o Modelo Universidade Corporativa em Rede; Engenharia da Integração de ativos do conhecimento; Práticas, técnicas e ferramentas de Gestão do Conhecimento; Governança do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional; Governança Multinível; Governança de Redes de Aprendizagem; Centro Estratégico de Memória e Comunicação Dialógica Organizacional; Gestão de Mudanças Estratégicas e Pessoas para a inovação transformacional e, o alinhamento entre desenvolvimento humano e organizacional em rede. Estes estudos envolvem constructos como a cultura, liderança e tecnologias interativas; aprendizagem experiencial e expansiva,;memória organizacional; desaprendizagem, coevolução e auto-organização, planejamento e gestão estratégica; ativos intangíveis/capital intelectual, capacidade dinâmica e absortiva, entre outros. Para as Universidades, especificamente, percebendo-a como importantes parceiras da tríplice hélice da inovação, o foco tem sido a inter e transdisciplinaridade por coprodução; a otimização do processo de produções científicas de qualidade e os programas de extensão para a cocriação e coprodução entre universidade-empresa.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Nunes, C. F. O., Rigo, J. A. R., & Freire, P. de S. (2023). GOVERNANÇA PÚBLICA EM FOCO: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DE MAIOR IMPACTO. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1410

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)