ELEMENTOS QUE (DES)ENGAJAM OS ATORES EM PLATAFORMAS DE DOAÇÃO NA ECONOMIA COMPARTILHADA

Autores

  • Lisilene Mello da Silveira PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Maira Petrini Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Ana Clara Aparecida Alves de Souza Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

economia compartilhada; doação; engajamento; desengajamento

Resumo

A economia compartilhada enquanto fenômeno social pressupõe o engajamento dos indivíduos por meio da reconfiguração das trocas e de novas formas de disponibilização dos recursos existentes. Este estudo é motivado pela busca de compreensão sobre quais elementos levam os atores a se engajarem e desengajarem na economia compartilhada, considerando dois casos de insucesso de plataformas brasileiras de doação. O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso, com abordagem qualitativa. Foram realizadas 20 entrevistas, complementadas por informações das plataformas na internet. A análise dos dados foi conduzida à luz da teoria sociológica de valor, onde buscou-se também compreender os valores e princípios encontrados nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-11-05

Como Citar

Silveira, L. M. da, Petrini, M., & Souza, A. C. A. A. de. (2019). ELEMENTOS QUE (DES)ENGAJAM OS ATORES EM PLATAFORMAS DE DOAÇÃO NA ECONOMIA COMPARTILHADA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/662