UM LEVANTAMENTO DOS DETERMINANTES PARA INOVAÇÃO SOCIAL DIGITAL A PARTIR DE UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA

Autores

  • Gabriela Carvalho Ribeiro Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ricardo André Cavalcante de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Inovação Social Digital;, Mapeamento Sistemático;, Determinantes;

Resumo

Inovação Social Digital (DSI) consiste no uso de tecnologias digitais para transformar, habilitar ou dar suporte a soluções inovadoras que objetivam atender necessidades ou demandas sociais. Existem diversos estudos que relatam o desenvolvimento de soluções de inovação social com o uso de tecnologias digitais. Faz-se então necessário identificar quais os fatores determinantes que são considerados nos projetos DSI que orientam o desenvolvimento e levam ao sucesso este tipo de iniciativa. Desta forma, este artigo apresenta as atividades realizadas para um mapeamento sistemático da literatura cujo resultado foi o levantamento de um conjunto de determinantes para projetos DSI.

 

Biografia do Autor

Gabriela Carvalho Ribeiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda em Informática aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduada em Licenciatura em Computação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano; ex-bolsista de Iniciação Científica pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Atuou também como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Capes. Tem interesse pelas áreas de recursos tecnológicos na Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva, Informática na Educação, Games na Educação, além da área de Engenharia de Software.

Ricardo André Cavalcante de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor Associado do Departamento de Computação (DC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da UFRPE. Mestre (2002) e Doutor (2008) em Ciência da Computação pelo Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Diretor de TI da UFRPE entre Junho/2012 a Dezembro/2017. Atua nas seguintes áreas: Inovação Social Digital, Inovação em Educação, Governança Digital, Gestão do Conhecimento e Gestão de Produtos de Software.

 

Downloads

Publicado

2019-11-05

Como Citar

Ribeiro, G. C., & Cavalcante de Souza, R. A. (2019). UM LEVANTAMENTO DOS DETERMINANTES PARA INOVAÇÃO SOCIAL DIGITAL A PARTIR DE UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA. Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/669