INTERDISCIPLINARIDADE NA ARTICULAÇÃO DA AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NOS CURSOS ENGENHARIA DA UFSC

Autores

  • Elias Sebastiao de Andrade UFSC
  • Eduardo Juan Soriano Sierra

Palavras-chave:

Ambientalização Curricular; Agenda 2030; Interdisciplinaridade; Desenvolvimento Sustentável; Modelagem do Conhecimento

Resumo

Esse artigo tem o propósito de elaborar um diagnóstico sobre os conceitos de Ambientalização Curricular (AC) nutridos pelos coordenadores de cursos de engenharia da UFSC e possíveis relações com a Gestão do Conhecimento (GC). A pesquisa se caracteriza como qualitativa, utilizou-se entrevista semiestruturada com oito coordenadores de cursos de engenharia (CTC/UFSC). Aplicou-se a análise temática de Braun e Clarke (2006), gerando 3 categorias. Foi possível detectar que o conceito é pouco conhecido e discutido, gerando uma visão fragmentada dessa abordagem, limitando as perspectivas de mudança para práticas interdisciplinares e transversais. Uma possibilidade real de contribuição da GC é a modelagem do conhecimento que leve em conta as demandas da sociedade e da indústria, visando o desenvolvimento das competências e influenciando diretamente em todo o processo de formação dos engenheiros.

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Publicado

2019-11-07

Como Citar

Andrade, E. S. de, & Soriano Sierra, E. J. (2019). INTERDISCIPLINARIDADE NA ARTICULAÇÃO DA AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NOS CURSOS ENGENHARIA DA UFSC. Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/767