ADAPTAÇÃO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM E PRÁTICA VIRTUAL RIZOMA, DIRIGIDA AO PROFESSOR, COMO APOIO À CLASSE REMOTA, DURANTE A CONTINGÊNCIA DA COVID19

Autores

  • Claudia Elena Espinal Correa Universidad Cooperativa de Colombia

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.964

Palavras-chave:

comunidades de aprendizaje y práctica, interacción, métrica de la interacción, clase remota, pandemia.

Resumo

RIZOMA, é uma estratégia multicampus, da Cooperative University of Colombia (2016), focada no professor como agente de mudança e cujo objetivo tem sido contribuir para a apropriação e implementação do modelo educacional crítico com enfoque de competência. A estratégia é desenvolvida através do desenho e implementação de comunidades acadêmicas virtuais de aprendizagem e prática, na plataforma Yammer Office 365. Nelas, a Comunidade Consult a Colleague, com uma participação média de 1700 professores (sob o modelo de Competências ) Porém, a emergência sanitária ocasionada pela Covid-19, e após a resolução reitoral 2390 que estabelece a classe de renda, virtual, como resposta imediata ao confinamento em resposta à propagação de vírus, determinou uma adequação desta Comunidade de tal forma aquela baseada no conhecimento que os professores tinham dele (estão navegando para apropriação do modelo educacional desde 2016), a interação multicampus virtual que ali se desenvolveu entre professores (1700 no modelo educacional, que com o diretriz implícita vinculação de 1.300 faltantes), serviu de eixo articulador para desenhar, discutir, apropriar e implementar duas diretrizes acadêmicas dadas pelo vice-reitor acadêmico como suporte ao desenvolvimento da turma remota: os Guias de Trabalho do Aluno Independente e Proposta de Avaliação, para o período entre março e junho de 2020. Determinação de que, pelas suas características, modelagem, aprendizagem passa a ser caso haja interesse pela sua divulgação.

Downloads

Publicado

2020-11-18

Como Citar

Espinal Correa, C. E. (2020). ADAPTAÇÃO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM E PRÁTICA VIRTUAL RIZOMA, DIRIGIDA AO PROFESSOR, COMO APOIO À CLASSE REMOTA, DURANTE A CONTINGÊNCIA DA COVID19. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.964