A EFETIVIDADE DO DESIGN THINKING COMO INDUTOR DE INOVAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: O CASO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EMÍLIO GAZANIGA JÚNIOR - ITAJAÍ-SC

  • Edegilson de de Souza
  • André Fabiano de Moraes

Resumo

A busca de soluções indutoras do envolvimento efetivo de educadores e educandos no processo de inovação do ambiente escolar, com a adoção do design thinking como metodologia inovadora, constitui-se no objeto desta pesquisa. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, desenvolvido numa abordagem qualitativa, de caráter descritivo e natureza básica. Tem como objetivo compreender a efetividade do design thinking como metodologia indutora do processo de inovação no ambiente escolar do Centro de Educação Integral Emílio Gazaniga Júnior, Itajaí-SC. Os resultados evidenciaram que a experiência com o design thinking contribuiu efetivamente à adoção de práticas docentes e gerenciais inovadoras, refletidas na otimização do ambiente escolar. 

Publicado
2019-11-07
Como Citar
DE SOUZA, Edegilson de; DE MORAES, André Fabiano. A EFETIVIDADE DO DESIGN THINKING COMO INDUTOR DE INOVAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: O CASO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EMÍLIO GAZANIGA JÚNIOR - ITAJAÍ-SC. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2019. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/717>. Acesso em: 03 june 2020.