COMPETÊNCIAS DOCENTES AO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COM SUPORTE DAS MÍDIAS DIGITAIS
Resumo
O fazer pedagógico está passando por uma grande transformação no seu conteúdo e forma, sobretudo, com a incorporação das mídias digitais estrategicamente ancoradas nas metodologias ativas emergentes. Nesse complexo cenário de surgimento das chamadas pedagogias emergentes, que desafiam os métodos tradicionais de ensino na busca da efetividade educacional, novas práticas didático-pedagógicas urgem de novas competências docentes alinhadas à cultura da aprendizagem ativa mediada por novas tecnologias educacionais. Nessa perspectiva, o presente estudo se propõe a identificar as competências docentes ao uso das metodologias ativas suportadas por mídias digitais. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica, desenvolvida numa abordagem qualitativa de natureza descritiva, em que se lançou mão da estratégia de revisão narrativa da literatura científica, para busca, análise e interpretação dos dados alinhados ao objeto do estudo. Os resultados da investigação demonstram que as competências docentes identificadas apontam para o domínio das novas tecnologias digitais, aliadas ao conhecimento científico contextualizado, à habilidade relacional e motivacional, além da capacidade gestora.
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