A EFETIVIDADE DO e-MENTORING NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA

  • Bruno Henriques Watté UFSC
  • Marcio Vieira de Souza

Resumo

O e-mentoring vêm tomando grande espaço nas organizações, em especial diante da ampla adoção de tecnologias de comunicação à distância. Com o crescimento, surgem dúvidas a respeito de sua efetividade, comparada à do mentoring presencial. O presente estudo sintetizou o estado da arte sobre a efetividade do e-mentoring no desenvolvimento da liderança organizacional, a partir de uma revisão integrativa. A constatação é de que o e-mentoring é um processo pelo menos tão efetivo quanto o presencial e que isso se deve a características que contornam barreiras existentes no mentoring tradicional. O e-mentoring possui barreiras à sua adoção, mas que podem ser contornadas. A fronteira de pesquisa em e-mentoring está em seu uso no contexto das mídias sociais e dos novos paradigmas de carreira, que valorizam múltiplas conexões fracas em detrimento de poucas conexões fortes.

Publicado
2019-11-08
Como Citar
WATTÉ, Bruno Henriques; DE SOUZA, Marcio Vieira. A EFETIVIDADE DO e-MENTORING NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2019. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/718>. Acesso em: 03 june 2020.