ANÁLISE DE SENTIMENTOS SOBRE O TEMA LICITAÇÕES EM PUBLICAÇÕES DO TWITTER® FEITAS NO PERÍODO DA PANDEMIA

Autores

  • Pablo Procópio Martins Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Edjandir Corrêa Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alessandro Costa Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aires José Rover Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Artur de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1021

Palavras-chave:

análise de sentimentos, redes sociais, compras públicas, aprendizagem de máquina

Resumo

As redes sociais, informatizadas, tornaram-se um ambiente no qual a população manifesta suas inquietações, isso por conta das ferramentas com maior autonomia e reverberação de suas falas. No ano de 2020, com a pandemia do COVID-19 potencializou essas características, nesse experimento a rede social Twitter® foi utilizada como uma ferramenta aferir o sentimento da população brasileira sobre as compras públicas executadas durante o período citado. Com uma base aleatória de 957 tweets para a tarefa de classificação, dividido em dois grupos: treinamento e teste. O modelo incluiu uma etapa de pré-processamento na qual foram eliminados tweets repetidos e publicados por usuários bots ou falsos. Três algoritmos previsores foram avaliados: Regressão logística, Redes Neurais e Random Forest. O algoritmo Regressão logística foi o que teve o melhor desempenho com 0,777 de acurácia.

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Publicado

2022-03-16

Como Citar

Martins, P. P., Costa , E. C. ., Ribeiro, A. C. ., Rover, A. J. ., & Souza, J. A. de . (2022). ANÁLISE DE SENTIMENTOS SOBRE O TEMA LICITAÇÕES EM PUBLICAÇÕES DO TWITTER® FEITAS NO PERÍODO DA PANDEMIA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1021