O LIMIAR ENTRE OS CONCEITOS DE ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO E ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO ABERTA: UMA PERSPECTIVA CIENTOMÉTRICA

Autores

  • Leonardo Pereira Pinheiro de Souza Universidade Estadual Paulista
  • Paulo Henrique Zago Júnior Universidade Estadual Paulista
  • Cássia Regina Bassan de Moraes Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1031

Palavras-chave:

ecossistema de inovação; inovação aberta; cientometria; humano.

Resumo

Inovar é essencial para a sobrevivência das empresas. Entretanto, é mais eficaz que os custos da inovação sejam partilhados com os parceiros da empresa, por meio de fluxos de conhecimento do ambiente externo para o interno, mas também o inverso, na inovação aberta. A inovação ocorre em ecossistemas, com seus atores, fluxos de capital, conhecimento e afins. Ecossistema de inovação é um termo guarda-chuva, do qual surgem derivados. Objetiva-se investigar a relação entre ecossistemas de inovação aberta e os ecossistemas de inovação e traçar seus limites. Metodologicamente, uitiliza-se a cientometria, pela co-ocorrência de palavras-chave em artigos da base Scopus. Apurou-se que os ecossistemas de inovação empregam uma abordagem mais formal e restrita, e ecossistemas de inovação aberta destacam o ser humano para a inovação em toda a cadeia de valor, mediante a diversidade de parceiros.

Biografia do Autor

Leonardo Pereira Pinheiro de Souza, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista, campus de Marília. Mestre em Ciência da Informação Pela UNESP, campus de Marília. Especialista em Computação - desenvolvimento de software para Web pela Universidade Federal de São Carlos. Graduado em Análise de Desenvolvimento de Software pela Facultade Estadual de Tecnologia - FATEC Garça.

Paulo Henrique Zago Júnior, Universidade Estadual Paulista

Mestrando em Ciência da Informação na UNESP - campus de Marília.

Cássia Regina Bassan de Moraes, Universidade Estadual Paulista

Docente no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na UNESP, campus de Marília. Diretora da Faculdade de Tecnologia de Graça - FATEC.

Downloads

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Pereira Pinheiro de Souza, L., Zago Júnior, P. H., & Bassan de Moraes, C. R. (2022). O LIMIAR ENTRE OS CONCEITOS DE ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO E ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO ABERTA: UMA PERSPECTIVA CIENTOMÉTRICA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1031