AS REDES SOCIAIS COMO MEIO DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Leila Regina Techio Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Marcio Vieira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1360

Palavras-chave:

redes sociais, sociedade em rede, cibersociedade, socialização do conhecimento

Resumo

A sociedade em rede precisou superar inúmeros obstáculos e passar por profundas transformações ao longo dos anos em questões políticas, econômicas e sociais para ser mais inclusiva. Ademais, são perceptíveis alterações nas relações interpessoais, bem como na convivência das pessoas em sociedade. Diante de tal realidade, é imperioso o uso de recursos
e metodologias inovadoras no processo educacional para atingir maior número de pessoas e aumentar sua qualidade. Para idealizar as redes sociais como mecanismo educacional, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e relato de experiência. Com base no resultado obtido, sugere-se que a efetividade do uso das redes sociais na socialização do conhecimento depende da facilidade e intuitividade em seu uso, bem como no fortalecimento das habilidades de engajamento voltadas à colaboração e cooperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Regina Techio, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC), na área de Mídia do Conhecimento. Possui Mestrado Profissional em Engenharia de Produção pela Unisociesc, graduação em Informática (Bacharelado) pela Universidade da Região de Joinville UNIVILLE e Especialização em Administração de Marketing, Comunicação e Negócios pela INBRAPEC.

Marcio Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Comunicação Social (Habilitação- Jornalismo) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), especialização em Educação (duas) (UFSC,UNIVALI). Mestrado em Sociologia Política pela UFSC (1995) e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002). Tem experiência na área de mídia e conhecimento, comunicação, sociologia política, EaD, mídias digitais, atuando principalmente nos temas: comunicação e educação, mídia e conhecimento, inovação na educação, educação em rede, sociologia e tecnologia, redes e mídias sociais , Análise de Redes Sociais (ARS), vídeo e democracia, desenvolvimento sustentável e TIC’s, metodologia de pesquisa e metodologias ativas na educação.

Downloads

Publicado

2023-02-15

Como Citar

TECHIO, L., & Souza, M. V. de. (2023). AS REDES SOCIAIS COMO MEIO DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1360