POLÍTICAS DE INOVAÇÃO ORIENTADAS A MISSÃO NO SETOR ESPACIAL

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Bruno Nunes Vaz ITA
  • Lucas Novelino Abdala Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

Palavras-chave:

política de inovação orientada à missão, espaço, criação de mercado, setor privado

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como as políticas de inovação orientadas à missão têm sido utilizadas no setor espacial, a partir de pesquisas já realizadas. O processo de análise foi estruturado com base na metodologia de revisão sistemática que cobriu 9 publicações distribuídas entre 2018 e 2021. O racional de intervenção de agentes públicos na economia é apresentado, assim como os tipos de falhas passíveis de correção no mercado, as diferentes modalidades de políticas de inovação orientadas à missão. As agências espaciais Americana (NASA) e Europeia (ESA) constituem os estudos de caso, em especial no mercado de órbita baixa. Com base nesta análise são identificadas as diferentes políticas de inovação utilizadas por estas agências.

Biografia do Autor

Lucas Novelino Abdala, Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

Possui graduação em Engenharia Mecanica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é professor adjunto a do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem experiência na área de Inovação, Empreendedorismo, Desenvolvimento de Produtos e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação sistêmica, cidades inteligente, empreendedorismo, habitats de inovação, inovação e triz.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Nunes Vaz, B., & Novelino Abdala, L. (2023). POLÍTICAS DE INOVAÇÃO ORIENTADAS A MISSÃO NO SETOR ESPACIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1393