POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BRASIL

Autores

  • Paulo Esteves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jonas Goulart Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo Goulart Universidade Federal de Santa Catarina
  • Matheus Cataneo Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Politicas Públicas, Inteligência Artificial, Inovação

Resumo

Este artigo traz uma análise das políticas públicas voltadas à Inteligência Artificial no Brasil e propõe uma reflexão acerca da criação e implantação desse tipo de política frente ao desenvolvimento exponencial dessas tecnologias, as possibilidades de inovação criadas e a segurança dos usuários e sistemas. Para tal, é utilizada uma metodologia embasada em um referêncial teórico com uma pesquisa bibliográfica e documental a respeito de conceitos como Inovação, Inteligência Artificial e Políticas Públicas. A análise qualitativa é feita sobre os aspectos de fomento ao desenvolvimento de IA no Brasil, trazendo como resultados um panorama deste processo no país.

 

Biografia do Autor

Jonas Goulart, Universidade Federal de Santa Catarina

estrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus de Araranguá. Possui graduação em Gestão Pública pelo Centro Universitário Internacional (2019), além de Especialização em Gestão Pública na Educação Superior Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC(2020), Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho - UFPI(2022) e MBA em Gestão Estratégica e Inovação - Faculdade Focus(2023). Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá, onde atua na Coordenadoria de Serviços Integrados de Administração e Planejamento.

Paulo Goulart, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Processos Gerenciais pela Universidade Norte do Paraná (2011). Atualmente é Técnico de TI da Universidade Federal de Santa Catarina. Cursando disciplinas isoladas no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação - PPGTIC/UFSC

Matheus Cataneo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui curso Técnico em Informática pela instituição CEDUP Abílio Paulo em Criciúma, e Bacharel de Tecnologias da Informação e Comunicação pela UFSC Araranguá. Atuei como bolsista voluntário do Laboratório de experimentação remota (RExLab), atualmente sou Desenvolvedor Back-End Sênior na Softplan e Bolsista LabTeC-UFSC..

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Esteves, P. C. L., Goulart, J. ., Goulart, P. ., & Cataneo, M. V. da S. . (2023). POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BRASIL. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1421