PLATAFORMAS POPULARES COMO MÍDIA PARA CONHECIMENTO E MARKETPLACE DE PRODUTOS SIMBÓLICO-CULTURAIS

Autores

  • Fernanda Sabrina Finardi UFSC
  • Richard Perassi Luis de Sousa UFSC

Palavras-chave:

colecionismo, comercio online, sistemas mediadores digitais, indústria cultural

Resumo

Este artigo apresenta um estudo descritivo-qualitativo e comparativo sobre experiências de compra e venda realizadas em duas plataformas digitais populares que atuam como marketplaces e como mídias dinamizadoras de um sistema mediador de transações de compra e venda. A interação com estas plataformas no contexto da comercialização de produtos colecionáveis da “indústria cultural” de valor histórico-cultural e estético-simbólico, apresentou como a característica básica do sistema OLX a “agilidade”, e a “segurança” como o maior atributo do sistema Mercado Livre, sendo este mais procurado pela categoria “Antiguidades” e por suas múltiplas subcategorias de objetos ou produtos colecionáveis, e aquele, como uma plataforma de compra e venda predominantemente de produtos de função utilitária.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Finardi, F. S., & Perassi Luis de Sousa, R. . (2023). PLATAFORMAS POPULARES COMO MÍDIA PARA CONHECIMENTO E MARKETPLACE DE PRODUTOS SIMBÓLICO-CULTURAIS. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1427