APRENDIZAGEM EM SERVIÇO: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR PARA A VINCULAÇÃO EFICAZ DA UNIVERSIDADE COM A COMUNIDADE
ApS: EXPERIÊNCIA PUCEI
Palavras-chave:
Aprendizagem por serviço , Comunidades, Interdisciplinaridade, Conexão, Formação em valoresResumo
Este artigo esclarece sobre a aplicação da metodologia de aprendizagem em serviço em comunidades como estratégia interdisciplinar para fortalecer o relacionamento entre universidades e o território. O objetivo era que os estudantes universitários aplicassem seus conhecimentos acadêmicos realização de atividades de serviço comunitário. As intervenções estavam relacionadas com a língua inglesa e o reforço de valores para crianças e adolescentes da zona rural comunidades como Santo Antonio de Ibarra e a paróquia eclesiástica de Salinas em Imbabura província do Equador. Com este projeto, estudantes universitários trabalharam na atualização, aprendizagem e aplicação de estratégias inovadoras relevantes para neutralizar o atraso acadêmico de crianças e adolescentes em diversas áreas do conhecimento.
A metodologia adotada incluiu técnicas de diagnóstico, o planejamento de ações inovadoras atividades educativas e avaliação por meio de observação participante e pesquisas. Os resultados mostram um impacto positivo nos estudantes universitários, que melhoraram competências transversais como trabalho em equipa, liderança e responsabilidade cívica. Ao mesmo tempo, oa comunidade local treinou um reforço significativo em áreas educacionais importantes. Este projeto descreve o potencial transformador da aprendizagem em serviço não apenas no campo acadêmico, mas também no desenvolvimento pessoal e social dos alunos e das comunidades. Ficou evidente como essas experiências em diferentes contextos reais permitiram aos estudantes e professores universitários despertar o sentido de responsabilidade social, a consciência e, sobretudo, o sentido de compromisso com o bem comum, através da aplicação da metodologia de aprendizagem-serviço.
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