APRENDIZAGEM EM SERVIÇO: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR PARA A VINCULAÇÃO EFICAZ DA UNIVERSIDADE COM A COMUNIDADE

ApS: EXPERIÊNCIA PUCEI

Autores

  • VERÓNICA MANTILLA VACA PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DEL ECUADOR IBARRA

Palavras-chave:

Aprendizagem por serviço , Comunidades, Interdisciplinaridade, Conexão, Formação em valores

Resumo

Este artigo esclarece sobre a aplicação da metodologia de aprendizagem em serviço em comunidades como estratégia interdisciplinar para fortalecer o relacionamento entre universidades e o território. O objetivo era que os estudantes universitários aplicassem seus conhecimentos acadêmicos realização de atividades de serviço comunitário. As intervenções estavam relacionadas com a língua inglesa e o reforço de valores para crianças e adolescentes da zona rural comunidades como Santo Antonio de Ibarra e a paróquia eclesiástica de Salinas em Imbabura província do Equador. Com este projeto, estudantes universitários trabalharam na atualização, aprendizagem e aplicação de estratégias inovadoras relevantes para neutralizar o atraso acadêmico de crianças e adolescentes em diversas áreas do conhecimento.

A metodologia adotada incluiu técnicas de diagnóstico, o planejamento de ações inovadoras atividades educativas e avaliação por meio de observação participante e pesquisas. Os resultados mostram um impacto positivo nos estudantes universitários, que melhoraram competências transversais como trabalho em equipa, liderança e responsabilidade cívica. Ao mesmo tempo, oa comunidade local treinou um reforço significativo em áreas educacionais importantes. Este projeto descreve o potencial transformador da aprendizagem em serviço não apenas no campo acadêmico, mas também no desenvolvimento pessoal e social dos alunos e das comunidades. Ficou evidente como essas experiências em diferentes contextos reais permitiram aos estudantes e professores universitários despertar o sentido de responsabilidade social, a consciência e, sobretudo, o sentido de compromisso com o bem comum, através da aplicação da metodologia de aprendizagem-serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

MANTILLA VACA, V. (2024). APRENDIZAGEM EM SERVIÇO: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR PARA A VINCULAÇÃO EFICAZ DA UNIVERSIDADE COM A COMUNIDADE: ApS: EXPERIÊNCIA PUCEI. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1617