REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTO PARA REDUÇÃO DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
O presente artigo apresenta o uso das redes sociais como instrumento de relacionamento entre instituição e acadêmicos, visando a redução da evasão no ensino superior, através do projeto ‘Professores Padrinhos’. Acredita-se que a interação professor-acadêmicos, mediada pela utilização das redes sociais para relacionamento e engajamento, se tornará num importante instrumento para identificação e tratamento de alguns sinais apresentados pelo acadêmico evasor. Esta pesquisa apresenta um estudo de caso do projeto Professores Padrinhos, aplicado em acadêmicos calouros de cursos da área de engenharia e gestão, comparando resultados de evasão do semestre 2015/2 e o semestre 2014/2. É perceptível uma redução significativa do número de acadêmicos evadidos nas turmas pesquisadas, após a implantação do projeto Professores Padrinhos. A originalidade da pesquisa se caracteriza pelo fato de estabelecer as redes sociais como instrumento de relacionamento entre professor-acadêmicos, visando gerar engajamento dos acadêmicos na sala de aula e na Instituição de Ensino Superior - IES e consequentemente redução na evasão.
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