REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTO PARA REDUÇÃO DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Ana Paula Werka Rossa Paula Rossa Unisociesc
  • Celso Waldemar Castella
  • Mehran Misaghi

Resumo

O presente artigo apresenta o uso das redes sociais como instrumento de relacionamento entre instituição e acadêmicos, visando a redução da evasão no ensino superior, através do projeto ‘Professores Padrinhos’. Acredita-se que a interação professor-acadêmicos, mediada pela utilização das redes sociais para relacionamento e engajamento, se tornará num importante instrumento para identificação e tratamento de alguns sinais apresentados pelo acadêmico evasor. Esta pesquisa apresenta um estudo de caso do projeto Professores Padrinhos, aplicado em acadêmicos calouros de cursos da área de engenharia e gestão, comparando resultados de evasão do semestre 2015/2 e o semestre 2014/2. É perceptível uma redução significativa do número de acadêmicos evadidos nas turmas pesquisadas, após a implantação do projeto Professores Padrinhos. A originalidade da pesquisa se caracteriza pelo fato de estabelecer as redes sociais como instrumento de relacionamento entre professor-acadêmicos, visando gerar engajamento dos acadêmicos na sala de aula e na Instituição de Ensino Superior - IES e consequentemente redução na evasão.

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Publicado

2017-09-06

Como Citar

Rossa, A. P. W. R. P., Castella, C. W., & Misaghi, M. (2017). REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTO PARA REDUÇÃO DA EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/225