INTERNACIONALIZAÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Resumo
A abertura do mercado externo, nos meados da década de 90, possibilitou o avanço do processo de internacionalização de muitas empresas, encorajando-as a buscarem a sua inserção nesse novo contexto. As mudanças nos cenários político e econômico oportunizaram que não somente as grandes organizações, mas especialmente as Pequenas e Médias Empresas (PME) pudessem ambicionar uma fatia desse mercado. A partir disso, o processo de inserção internacional das PME vem merecendo destaque nos estudos científicos e uma forte ampliação da produção acadêmica que analisa modelos de internacionalização passou a preencher um grande espaço na literatura. Compreender esse fenômeno, através dos modelos teóricos existentes, e identificar os fatores de risco para a internacionalização são objetivos deste estudo. Por meio de uma pesquisa descritiva e exploratória, apresenta-se, como resultado, o desenho de um novo framework, apoiado em cinco fatores que podem subsidiar a tomada de decisões no processo de análise de riscos para a internacionalização: conhecimento internacional, recursos tangíveis e intangíveis, redes internacionais, inovação e políticas públicas
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DECLARAÇÃO DE CESSÃO E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS PATRIMONIAIS SOBRE ARTIGO PUBLICADO NOS ANAIS CIKI E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
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