OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM REDE NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0

Autores

  • Dafne Alarcon
  • Luziana Quadros Rosa
  • Robson Santos da Silva
  • Felipe de Matos Müller UFSC
  • Márcio Vieira de Souza

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a inovação entre os conceitos de Educação em Rede e Indústria 4.0, a fim de identificar as tendências emergenciais de aprendizagem industrial, além de discutir o papel da informação de conhecimento e da interdisciplinaridade curricular para a formação de competências digitais . Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases científicas do Portal de Periódicos da Capes, SciElo e Scopus entre os anos de 2011 e 2018. Os resultados apontam para os principais impulsos pedagógicos e tecnológicos, que são: (1) Internet das Coisas (IoT), (2) Laboratórios remotos de robótica ou espaços de experimentação e aprendizagem e; (3) Laboratórios de experimentação e inovação, denominados FAB-LAB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-20

Como Citar

Alarcon, D., Rosa, L. Q., Silva, R. S. da, Müller, F. de M., & Souza, M. V. de. (2018). OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM REDE NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/471