IDENTIFICAÇÃO DO GRAU DE MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR DE ENSINO

Autores

  • André Luis Fachini de Souza Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari.
  • Angela Regina Heinzen Amin Helou Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina
  • Ana Paula Lisboa Sohn Universidade do Vale do Itajai
  • Adriano Dinomar Barp Universidade do Vale do Itajai

Resumo

Este estudo identificou o nível de maturidade em gestão do conhecimento (GC) no setor de ensino do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Araquari, uma instituição pública de ensino, localizada na região norte do estado de Santa Catarina, que oferece cursos que variam desde formação inicial e continuada até a pós-graduação. Utilizou-se o modelo de maturidade em GC. Este modelo é composto por sete critérios (liderança em GC, processo, pessoas, tecnologia, processos de conhecimento, aprendizagem e inovação, e resultados da GC) e 42 assertivas, as quais foram pontuadas, em uma escala que variou de 1 a 5, por gestores do setor de ensino Campus, responsáveis por coordenações gerais e de cursos, ambos envolvidos no planejamento do ensino na instituição. Foram analisadas as percepções das Direções Geral e de Ensino, Coordenação Geral de Graduação, Coordenação Geral de Ensino Técnico e coordenadores de cursos superiores e técnicos. A análise dos resultados revelou que o Campusse encontra no nível de maturidade em gestão do conhecimento (96 pontos), o que demonstra o reconhecimento da necessidade de gerenciar o conhecimento e a sua importância e benefícios para a gestão da instituição

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Publicado

2018-09-20

Como Citar

Souza, A. L. F. de, Helou, A. R. H. A., Sohn, A. P. L., & Barp, A. D. (2018). IDENTIFICAÇÃO DO GRAU DE MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR DE ENSINO. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/556