O PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ: UMA ANÁLISE DE SUAS MÍDIAS NO COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO

Autores

  • Joceliane Antunes Araujo Camargo Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Sandro Rautenberg
  • Marcos Roberto Kuhl

Palavras-chave:

Empreendedorismo; mídia do conhecimento; internalização do conhecimento; unidades de conhecimento.

Resumo

A Gestão do Conhecimento tornou-se imprescindível em ambientes empreendedores. Como instrumento de formação, o Programa Bom Negócio Paraná é um curso de capacitação do empreendedor, o qual pode ser um meio para institucionalização de conhecimento gerencial. Neste sentido, caracterizando o referido curso como uma mídia do conhecimento envolta de unidades de conhecimento, o objetivo deste trabalho é verificar como compartilhamento do conhecimento é reconhecido por seus participantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa mediante entrevistas semiestruturadas. Conforme abstraído, confirma-se que as unidades de conhecimento utilizadas (exemplos práticos, vídeos ou apresentações, as dinâmicas e as atividades em grupo) são elementos importantes de mediação, facilitando a internalização do conhecimento por parte dos participantes do curso.

Downloads

Publicado

2019-11-05

Como Citar

Antunes Araujo Camargo, J., Rautenberg, S., & Kuhl, M. R. (2019). O PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ: UMA ANÁLISE DE SUAS MÍDIAS NO COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO. Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/661