AS CONTRIBUIÇÕES DA CONSULTORIA EM GESTÃO (CG) PARA A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO ABERTA (IA) EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPEs)

Autores

  • Silvio Bitencourt da Silva UNISINOS

Palavras-chave:

conhecimento, consultorias em gestão; fontes de inovação; inovação aberta; micro e pequenas empresas

Resumo

Neste estudo discutimos como a Consultoria em Gestão (CG) contribui para a adoção de estratégias de Inovação Aberta (IA) em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O corpo de literatura utilizado neste estudo sugere que a CG é uma fonte de conhecimento externo para MPEs que adotam estratégias de IA de fora para dentro (outside-in ou inbound na língua inglesa). Objetivamente, o conhecimento da CG aportado nas MPEs é composto de três elementos interrelacionados que se integram em todo o processo de inovação: métodos e ferramentas; casos; e a experiência de consultores individuais. Trata-se de um conhecimento que é resultado de interações em rede que, ao contrário de informação, é útil na condução de comportamentos concretos. Um destes comportamentos se refere a gestão da inovação que não representa algo realmente novo, ao contrário, é frequentemente conduzida por meio de abordagens incrementais e padronizadas.

Downloads

Publicado

2019-11-08

Como Citar

da Silva, S. B. (2019). AS CONTRIBUIÇÕES DA CONSULTORIA EM GESTÃO (CG) PARA A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO ABERTA (IA) EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPEs). Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/705