DTKBOARD: NORTE PARA A PRODUÇÃO E INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO NA CONDUÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO

Autores

  • Rosane Fonseca de Freitas Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Paula Perfetto Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

inovação, Processo de Inovação, Processo criativo, Design thinking, Sistema DTKboard, Gestão do Conhecimento

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o sistema DTKboard criado pelo Laboratório de Conhecimento em Gestão Estratégica de Design e Conexões (Labconde) da Universidade Estadual e Londrina (UEL), baseado no processo de Design thinking. Trata-se de um modelo conceitual materializado em um produto que conduz o pensamento para a criação de produtos inovadores. Por meio de metodologia exploratória e qualitativa, descreve, ao longo do texto, como se dá sua aplicação. Em teste há 5 anos em diversos segmentos: empresas, processos, produtos (de games a livros literários infantojuvenis) e educação, busca sua validação e consolidação como processo para ser utilizado até por não designers, pois extrai de forma significativa e facilitada (por suas ferramentas visuais) habilidades criativas negligenciadas, conduzindo o conhecimento de forma lógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier, Universidade Estadual de Londrina

PhD pela Universidade Politécnica de Valencia, no Departamento de Engenharia Gráfica (2014- bolsista CNPq), Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), especialista em: Arquitetura de Interiores (UNIFIL, 1998), Moda (UEL, 1999) e Design de Moda (CDI de Montivideo em cooperação com o Centro di Analisi Sociali e Progetti da Italia de 2000, como bolsista e recebendo Premiação); Graduada em Desenho industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC 1980). Professora (desde 1985) adjunto da Universidade Estadual de Londrina, atualmente ministra aulas na Graduação de Design de Moda e pós-gradução lato sensu Moda: Produto e Comunicação e Gestão Estratégica de Design. Com experiência na área de Design e Comunicação e como pesquisadora tem participado de vários projetos de pesquisa com ênfase em Gestão de Design e Cultura Visual principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, cultura visual de moda, design de moda, pesquisa e criação em design, aplica suas pesquisas na área de indústria de confecção, agricultura familiar e ensino. Possui 6 artigos publicados em revistas Qualis, publicou 6 capítulos em livros e vários artigos científicos completos publicados em eventos nacionais e internacionais de moda, design e comunicação. Possui uma patente de softerware. Faz parte da rDis- Red Internacional de Investigación en Diseño Sistémico, com sede na Universidade Politécnica de Valencia, desde Julho de 2015 e do Núcleo Labconde- Laboratório de Conhecimento em Design Estratégico e conexões na Universidade Estadual de Londrina, desde sua criação em 2014. Participa de comissões científicas de eventos nacionais e internacionais da área de design e moda, faz parte do Comitê Científico da revista Projética, do Departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina. Avalia artigos das revistas Discursos Fotográficos (Comunicação-UEL), Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI-UEL), da revista Estudos em Design (PUC-RJ) e da revista Icônica da UTFPR- Apucarana.

Ana Paula Perfetto, Universidade Estadual de Londrina

PhD na Universidad Politécnica de Valencia, Departamento de Ingeniería Gráfica (2014), Doutora em Engenharia e Gestão Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), mestre em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2000) e Graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual de Londrina (1982) e em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1985). É professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina, avaliador de curso e institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e Avaliadora de Cursos de Graduação no Sistema Estadual de Educação do Paraná. É docente convidado de especialização do Instituto Global de Estudos Avançados. Ministrou diversos cursos como professor convidado para o Sebrae e SEED/Pr. Atua como professor convidado no programa de pós graduação strictu senso em "Maestria en innovación y Gestión del diseño do Intituto Superior de Arquitectura y Diseño - ISAD do Mexico. Possui experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Gestão do Design, atuando principalmente nas seguintes áreas: Mobiliário; agricultura familiar; vitivinicultura; e Comunicação visual. É professora pesquisadora tendo participado de 08 projetos e atualmente em 04 projetos de pesquisa na área de Gestão de Design, sendo três deles com fomento externo, e é coordenadora de 01 na Universidade Estadual de Londrina. É Líder de Grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, na área de Gestão de Design. Possui 06 artigos completos publicados em periódicos qualis 06 Capitulo em livro e diversos artigos completos publicados em eventos nacionais e internacionais. Fez parte de comitês científicos em eventos da área de design e faz parte do comitê editorial da revista projética do Departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é integrante a Rdis - Red Internacional de Investigación en Diseño Sistémico com sede na Universidade Politecnica de Valencia - Espanha

 

Downloads

Publicado

2019-11-07

Como Citar

Martins, R. F. de F., Fornasier, C. B. R., & Perfetto, A. P. (2019). DTKBOARD: NORTE PARA A PRODUÇÃO E INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO NA CONDUÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/803