EXPERIÊNCIAS ANÔMALAS DE UM GRUPO DE ALUNOS DO PPGEGC- UFSC E A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO

UMA VISÃO A PARTIR DA BIOLOGIA DO CONHECER

Autores

  • Jussara Paraná Sanches Figueira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco A. P. Fialho

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.869

Palavras-chave:

experiências anômalas; biologia do conhecer; criação de conhecimento.

Resumo

Experiências anômalas é a expressão atual e científica para o que tem sido chamado de fenômenos paranormais, ou parapsicológicos, ou extra-sensoriais, ou psi, ou mediúnicos; são as supostas “telepatia”, “clarividência”, “precognição”, “viagem astral”, “curas a distância”, “práticas divinatórias”, entre outras. O objetivo deste artigo foi compreender como experiências anômalas podem ser consideradas experiências de conhecimento. Foram aceitos como informantes 8 alunos do curso de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina que afirmaram ter vivido algum tipo de experiência anômala, e que quiseram participar voluntariamente do estudo. Os dados foram levantados através de entrevistas não-estruturadas, em profundidade, e analisados por análise temática. Não houve generalização dos resultados, dada a natureza qualitativa da pesquisa. A conclusão foi a de que as experiências relatadas são descrições explicativas de natureza amorosa, desejável, e de valor cognitivo.

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

Paraná Sanches Figueira, J., & Fialho, F. A. P. (2020). EXPERIÊNCIAS ANÔMALAS DE UM GRUPO DE ALUNOS DO PPGEGC- UFSC E A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO: UMA VISÃO A PARTIR DA BIOLOGIA DO CONHECER. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.869