INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS POR MEIO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Autores

  • Gisely Jussyla Tonello Martins UFSC
  • Fernando Ramos Lengler
  • Maria Cristina Fleischmann Alves Zambon
  • Juliana Tatiane Vital
  • Leo Vitor Redondo

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.876

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, competências socioemocionais, aprendizagem colaborativa

Resumo

O mercado de trabalho tem demandado o desenvolvimento de soft skills por parte dos profissionais. Isso tem afetado a formação profissional, sendo que o setor educacional tem buscado realizar várias adaptações a fim de se adequar a este novo ambiente profissional. Neste relato é apresentado como uma instituição de ensino superior do sul do Brasil lidou com estes desafios, de modo a colaborar para o desenvolvimento das soft skills dos seus discentes. Como principais resultados, observou-se a adequação das atividades do curso, oportunizando o envolvimento colaborativo de docentes e discentes. Além disso, promoveu-se o desenvolvimento das habilidades técnicas específicas a cada fase, garantindo a perspectiva de trabalho interdisciplinar. Como próximos passos será implementada a autoavaliação dos estudantes, a fim de medir o incremento dos projetos ao desenvolvimento das soft skills.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-18

Como Citar

Tonello Martins, G. J., Ramos Lengler, F., Zambon, M. C. F. A., Vital, J. T., & Redondo, L. V. (2020). INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS POR MEIO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.876