GESTÃO DO CONHECIMENTO EM TEMPOS DE CRISE

Autores

  • Tácito Almeida de Lucca Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Dr. Ing. Neri dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.877

Palavras-chave:

gestão do conhecimento; riscos; gerenciamento de crises; crise organizacional; framework;

Resumo

Nas últimas décadas uma série de crises das mais diferentes naturezas deixaram cicatrizes na história e trouxeram a tona a vulnerabilidade em que se encontram a população, organizações e governos no que tange o enfreitamento de crises. O desenvolvimento de medidas de prevenção, preparação e recuperação são fatores-chave para diminuir a frequência e a gravidade das crises. A gestão do conhecimento (GC) tem sido reconhecida como uma importante multidisciplina capaz de apoiar o gerenciamento de crises. A metodologia qualitativa consistiu em uma rigorosa revisão sistemática de literatura teórica e empírica. O objetivo do estudo foi construir um conjunto de elementos, ações e artefatos dos campos da GC, gerenciamento de riscos, gerenciamento de crises, resultando em um framework teórico prescritivo de processos com implicações importantes para os profissionais da GC.

Biografia do Autor

Tácito Almeida de Lucca, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (UFSC). MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV). Pós-Graduação em Lean Six Sigma - Certificação Black Belt (PUCPR). Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Possui oito anos de experiência com gerenciamento de projetos (GP) e seis anos de experiência com PMO. Foi responsável pela implantação do PMO na empresa SERENCO, e atuou nos escritórios de gerenciamento de projetos da SERENCO, PMI-PR, Uniasselvi, PMI-SC, onde teve a oportunidade de gerenciar projetos das áreas de engenharia, educação, financeira, TI, mercado, gente&gestão e serviços. Tem conhecimentos em metodologias e boas práticas de GP como PMBOK, Lean Six Sigma, PMO Value Ring, Prince2 e Scrum. Sou certificado PMP e PMO-CP. Preza pela cultura do GP e gestão do conhecimento na organização e é adepto do lifelong learning. Atualmente é Gerente de Projetos no Escritório de Projetos do Estado de Santa Catarina (EPROJ) e Gerente de Projetos da Diretoria de Governança e PMO do Project Management Institute Santa Catarina (PMI-SC).

Dr. Ing. Neri dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976), Mestrado em Ergonomia pela Université de Paris XIII – França (1982), Doutorado em Ergonomia da Engenharia pelo Conservatoire National des Arts et Metiers – França (1985) e Pós-doutorado em Engenharia Cognitiva pela École Polytechnique de Montréal – Canadá (2002). Atualmente é CEO do Instituto STELA e professor Sênior do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.

Downloads

Publicado

2020-11-18

Como Citar

Almeida de Lucca, T., & dos Santos, N. . (2020). GESTÃO DO CONHECIMENTO EM TEMPOS DE CRISE. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.877