REALIDADE VIRTUAL E METAVERSO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

EVIDÊNCIAS E DESAFIOS PARA UMA APRENDIZAGEM ENGAJADORA E INCLUSIVA

Autores

  • Willian Ferreira de Andrade UFSC
  • Ricardo Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vânia Ribas Ulbricht UFSC
  • Neri dos Santos UFSC

Palavras-chave:

Esportes, Educação, Metaverso, Realidade Virtual, Educação Física

Resumo

A integração de tecnologias digitais vem transformando os processos de ensino-aprendizagem em diversas áreas. No ensino de educação física, o uso de tecnologias imersivas como a realidade virtual e o metaverso tem potencial para tornar as aulas mais engajadoras e significativas. No entanto, sua efetiva implementação ainda enfrenta barreiras relacionadas à infraestrutura, capacitação docente e desenvolvimento de soluções inclusivas. Este estudo, buscando aprofundar nessas questões, irá sumarizar as evidências disponíveis sobre os efeitos dessas tecnologias no ensino e aprendizagem de educação física, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Esta síntese de conhecimento subsidiará o desenvolvimento de estratégias e soluções que maximizem o potencial da realidade virtual e do metaverso para aprimorar a qualidade pedagógica do ensino da educação física.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Ferreira de Andrade, W. ., Pereira, R., Ribas Ulbricht, V. ., & dos Santos, N. . (2023). REALIDADE VIRTUAL E METAVERSO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: EVIDÊNCIAS E DESAFIOS PARA UMA APRENDIZAGEM ENGAJADORA E INCLUSIVA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1449

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)