MARCAS DO VÍNCULO ENTRE COACHING E LIDERANÇA: CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Gladys Milenna Prado UFSC
  • Richard Luiz de Sousa Perassi, Dr UFSC

Resumo

Este artigo completo de investigação científica teórica apresenta os resultados de uma revisão sistemática sobre o vínculo entre coaching e o processo de liderança, temas que compõem os estudos sobre a gestão do conhecimento, na aquisição, criação e disseminação por meio de processo de aprendizado. A pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica, cujo objetivo é responder à pergunta de pesquisa: quais as marcas que evidenciam vínculos entre coaching e o processo de liderança? Entendendo-se como marcas de coaching as atitudes e práticas orientadoras e transformadoras por meio da relação de confiança no processo de liderança. Este estudo também identificou os conceitos de liderança apresentados nos textos analisados. A revisão sistemática da bibliografia, foi realizada na base acadêmica de dados digitais Scielo, com as palavras de busca “coaching” e “leader*”, textos nos idiomas Inglês e Português, entre os anos 2006 e 2016. Como resultado, identificou-se que em boa parte dos artigos pesquisados o vínculo é explícito entre as duas áreas, com destaque para as abordagens de liderança consideradas humanistas. As marcas de vínculo encontradas foram a relação de confiança e a busca por um objetivo comum. Observou-se também a marcas de uma relação humanizada entre os envolvidos no processo. Outro resultado obtido foi a constatação de que diferentes áreas de estudo têm pesquisado os temas coaching e liderança: esportes, enfermagem, teologia e administração de empresas públicas e privadas. Como próximos passos, seria indicado ampliar a base de dados para a pesquisa realizada.

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Publicado

2018-09-20

Como Citar

Prado, G. M., & Perassi, R. L. de S. (2018). MARCAS DO VÍNCULO ENTRE COACHING E LIDERANÇA: CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/558