INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: ANÁLISE DO SEGMENTO DE CURSOS LIVRES NÃO CORPORATIVOS A DISTÂNCIA NO BRASIL

  • Alan Motta Dias
  • Lucas de Oliveira Leite
  • Bernardo Henrique Leso
  • Daiane Rossi UFRGS
  • Marcelo Nogueira Cortimiglia

Resumo

A Inteligência Competitiva permite obter informações-chave para tomada de decisão estratégica. Esta é uma proposição atraente em setores competitivos com modelos de negócio semelhantes, disputa por preços, baixas margens de lucro e dificuldades no posicionamento no mercado a médio e longo prazo, como é o mercado brasileiro de educação à distância. Este artigo visa identificar e analisar, por meio da Inteligência Competitiva, as principais variáveis de Inteligência Competitiva que descrevem o panorama atual do segmento de cursos livres não corporativos: ameaças e oportunidades; condições de competitividade; movimentos dos concorrentes e tendências de mercado. Trata-se de estudo qualitativo baseado em fontes primárias e secundárias. Os resultados revelam o panorama atual e a projeção futura do setor estudado.

Publicado
2019-11-07
Como Citar
DIAS, Alan Motta et al. INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: ANÁLISE DO SEGMENTO DE CURSOS LIVRES NÃO CORPORATIVOS A DISTÂNCIA NO BRASIL. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2019. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/691>. Acesso em: 03 june 2020.