A IMPLEMENTAÇÃO DE ARTEFATOS DIGITAIS EM UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA

Autores

  • Bernardo Henrique Leso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriel Wieczorek Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Nogueira Cortimiglia Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Dalla Vecchia Sala Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1126

Palavras-chave:

digitalização no ensino, universidade federal, artefatos digitais, maturidade digital, transformação digital

Resumo

O artigo apresenta um estudo de caso em uma universidade federal que busca a compreensão de fatores que permeiam a implementação de artefatos digitais no ensino. Foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas priorizando pontos de vista estratégico, tático, operacional (professor) e do cliente (aluno). Foram mapeados artefatos digitais implementados/utilizados, bem como as ações de incentivo para sua criação e/ou implementação, o valor agregado por esses artefatos no processo educativo e as barreiras para sua implementação. Como resultado, observou-se que a implementação de artefatos digitais pode garantir melhorias no processo de ensino se acompanhada de mudanças mais profundas (culturais e estratégicas) na organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Nogueira Cortimiglia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor of Technology Management and Information Systems at Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Downloads

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Leso, B. H., Wieczorek, G., Nogueira Cortimiglia, M., & Dalla Vecchia Sala, G. (2022). A IMPLEMENTAÇÃO DE ARTEFATOS DIGITAIS EM UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1126