A IMPLEMENTAÇÃO DE ARTEFATOS DIGITAIS EM UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA

Autores

  • Bernardo Henrique Leso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriel Wieczorek Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Nogueira Cortimiglia Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Dalla Vecchia Sala Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1126

Palavras-chave:

digitalização no ensino, universidade federal, artefatos digitais, maturidade digital, transformação digital

Resumo

O artigo apresenta um estudo de caso em uma universidade federal que busca a compreensão de fatores que permeiam a implementação de artefatos digitais no ensino. Foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas priorizando pontos de vista estratégico, tático, operacional (professor) e do cliente (aluno). Foram mapeados artefatos digitais implementados/utilizados, bem como as ações de incentivo para sua criação e/ou implementação, o valor agregado por esses artefatos no processo educativo e as barreiras para sua implementação. Como resultado, observou-se que a implementação de artefatos digitais pode garantir melhorias no processo de ensino se acompanhada de mudanças mais profundas (culturais e estratégicas) na organização.

Biografia do Autor

Marcelo Nogueira Cortimiglia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor of Technology Management and Information Systems at Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

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Publicado

2022-03-16

Como Citar

Leso, B. H., Wieczorek, G., Nogueira Cortimiglia, M., & Dalla Vecchia Sala, G. (2022). A IMPLEMENTAÇÃO DE ARTEFATOS DIGITAIS EM UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1126