A UTILIZAÇÃO DO ROADMAP COMO ELEMENTO ATIVADOR DA GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Fernando Soares da Rocha Júnior UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Zanata Nascimento Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) – UFSC, Florianópolis – Brasil
  • Sami de Medeiros Sartor Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) – UFSC, Florianópolis – Brasil
  • Marcelo Macedo Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) – UFSC, Florianópolis – Brasil
  • Vânia Meneghini da Rocha Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Araquari – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1142

Palavras-chave:

roadmap, gestão do conhecimento, elemento ativador

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as principais contribuições da utilização do roadmap (RM) para a gestão do conhecimento (GC) e identificar como essa bússola gerencial auxilia na estruturação e planejamento da gestão do conhecimento nas organizações. Nesta pesquisa, foi utilizado o método de revisão sistemática de literatura por meio da análise de artigos empíricos, na base de dados Scopus, a fim de sintetizar os conhecimentos relacionados ao tema. Os resultados demonstram que a metodologia roadmap pode ser utilizada como um elemento ativador da gestão do conhecimento, sendo de uso comum, para o planejamento estratégico da gestão do conhecimento, concentração de informações relevantes, ferramenta visual, como também, para a disponibilização de informações claras e objetivas entre os stakeholders envolvidos no processo de GC, dentre outras finalidades identificadas com este estudo.

Downloads

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Soares da Rocha Júnior, F., Nascimento, Z., Medeiros Sartor, S. de, Macedo, M., & Meneghini da Rocha, V. (2022). A UTILIZAÇÃO DO ROADMAP COMO ELEMENTO ATIVADOR DA GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1142

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>