AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ASSOCIADAS ÀS METODOLOGIAS ATIVAS NO ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL

Autores

  • Ana Paula Mason UFSC
  • Marcilení dos Santos UFSC
  • Fernando Spanhol UFSC
  • Keila Bichet UFSC
  • Tiago Giuriatti UFSC

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1158

Palavras-chave:

Novas tecnologias, Metodologias ativas, Unidade Educacional

Resumo

O presente artigo aborda os principais conceitos referentes às Tecnologias Emergentes em TICs, elencando suas contribuições à area educacional, aliadas às metodologias ativas. Desse modo, o objetivo da pesquisa é identificar o papel transformador das Tecnologias de Informação e Comunicação e evidenciar a utilização das metodologias ativas no fazer pedagógico, por meio de uma Revisão Narrativa da Literatura. A fim de alcançar o objetivo proposto, fez-se uma pesquisa de artigos nas bases de dados: Scopus, Scielo e Web of Science. Após critérios de filtro de inclusão e exclusão detalhados na metodologia, identificou-se 17 trabalhos que serviram como base para este artigo. No ambiente educacional portanto, as NTICs apesar de ofertarem avanços significantes, sua eficácia ainda não pode ser totalmente mensurada devido aos inúmeros entraves tais como: falta de equipamento adequado nas UEs e capacitação de docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Mason, A. P., dos Santos, M. ., Spanhol, F., Bichet, K., & Giuriatti , T. (2022). AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ASSOCIADAS ÀS METODOLOGIAS ATIVAS NO ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1158