MARKETING DO CONHECIMENTO: UM ARCABOUÇO TEÓRICO CONCEITUAL

Autores

  • Marisol da Silva Paz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiano José Castro de Almeida Cunha UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Ricardo Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1233

Palavras-chave:

marketing do conhecimento, revisão da literatura, conceitualização

Resumo

Diversas mudanças que ocorrem no estudo de marketing têm sido propostas, por muitos estudiosos da área, como um novo paradigma. Já, o conhecimento  se tornou o objeto direto ou indireto da economia de troca, mas, apesar disso, estudos teóricos e empíricos sobre essa economia, ou que abordam diretamente este tema ainda são extremamente escassos. Este artigo investiga a questão do “marketing do conhecimento”, que é cada vez mais importante na atualidade. O objetivo é conduzir um exame crítico dos estudos atuais para evidenciar e discutir as referências básicas que podem conceber um ponto de partida na formatação de um constructo para o “marketing do conhecimento”.

Biografia do Autor

Cristiano José Castro de Almeida Cunha, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Doutor em Administração de Empresas - Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule Aachen (1988), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e graduado em Engenharia Geológica pela Escola de Minas e Metalurgia de Ouro Preto (1977). Professor visitante do IGIA - França (1991). Ex-professor do Curso de Pós-Graduação em Administração da UFSC. Ex-professor do Curso de Pós-Graduação em Administração da FURB. Ex-professor do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC. Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Laboratório de Liderança e Gestão Responsável de UFSC. Tem experiência como consultor na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: liderança, aprendizagem de executivos, reestruturação e estratégia organizacionais.

Ricardo Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento

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Publicado

2022-03-16

Como Citar

da Silva Paz, M., Castro de Almeida Cunha, C. J., & Pereira, R. . (2022). MARKETING DO CONHECIMENTO: UM ARCABOUÇO TEÓRICO CONCEITUAL . Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1233