O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES NO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS DA FACULDADE DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1293Palavras-chave:
covid-19, transtornos mentais, polícia militar, big dataResumo
Em janeiro de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de uma nova doença e, em março do mesmo ano a COVID-19 virou uma pandemia. Uma das ocupações profissionais que mantiveram suas atividades presenciais foram os policiais militares, que mesmo com tantas incertezas e inseguranças precisaram persistir em seus postos de trabalho. O objetivo geral deste trabalho foi identificar o impacto da Pandemia da COVID-19 na saúde mental dos policiais que frequentam o curso de Formação de Sargentos da Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (FAPOM). Para responder esse questionamento, estabelecemos como objetivos específicos: I. Verificar se as informações recebidas pelas mídias impactaram na estabilidade emocional dos policiais militares e II. Verificar se afetaram sua saúde mental. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, cuja amostra foram os policiais militares do estado de Santa Catarina que estavam no “Curso de Formação de Sargentos” no primeiro semestre de 2022. Realizamos uma revisão de literatura nas bases de dados Scopus, Web of Science, Scielo, PubMed e ACM Digital Library para verificarmos publicações aderentes aos objetivos específicos, de forma a darem base ao desenvolvimento do estudo. Na sequência utilizamos como ferramenta de pesquisa a aplicação de um questionário com os acadêmicos da FAPOM para avaliação em caráter qualitativo e quantitativo. Nesse estudo foram avaliados os vetores do dilúvio de dados e do impacto emocional da atuação nas linhas de frente do combate a COVID-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS PATRIMONIAIS SOBRE ARTIGO PUBLICADO NOS ANAIS CIKI E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
O AUTOR, nos termos da lei n. 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, pelo presente instrumento particular, declara a quem possa interessar, que cede e transfere, em caráter universal, definitivo, irretratável, com exclusividade e a título gratuito, a totalidade dos seus direitos patrimoniais de autor sobre seu artigo publicado, no Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciki, para publicação nos anais do ciKi.
O AUTOR garante:
- Que o artigo é original, excetuando-se as citações de outras obras publicadas, desde que observadas as limitações expressas nos artigos 46 e 47 da Lei 9.610 de 19.02.1998;
- Que o artigo não contém quaisquer declarações caluniosas ou difamatórias e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros;
- Ressarcir prontamente o Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKi por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que advenham em razão da quebra das garantias expressas nas alíneas 1 e 2, acima.
Com esta cessão e transferência dos direitos patrimoniais referentes ao direito do autor, o Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKi e seus sucessores ficam livres de qualquer pagamento de direitos autorais ao AUTOR ou a seus herdeiros ou sucessores.
O AUTOR declara, ainda, que o Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKi está plenamente autorizada a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa e em todas as outras línguas, em versão impressa, em meio eletrônico, internet, para fins comerciais ou não, inclusive podendo distribuir, adaptar, criar obra derivada, ceder seus direitos a terceiros, no Brasil e/ou no exterior, incluindo, mas não limitando a fins de: ensino, estudo e pesquisa; publicação e divulgação; citação; utilização em meios de telecomunicação em geral; utilização audiovisual em geral, incluindo todas as tecnologias digitais existentes ou que venham a ser desenvolvidas no futuro, aptas ao armazenamento e reprodução de dados.
Ficam assegurados ao AUTOR os direitos morais sobre seu artigo, inclusive a vinculação de seu nome como autor do artigo objeto desta transferência.
O AUTOR deverá sempre realizar consulta por escrito ao Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKi, quando pretender qualquer tipo de utilização do seu trabalho ora cedido, obrigando-se ainda, a sempre inserir o crédito à publicação original de seu artigo, citando a referência bibliográfica completa, de modo legível e com destaque.