VISUALIDADES, MÍDIAS E METODOLOGIAS ATIVAS: PERSPECTIVAS INICIAIS SOBRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Natana Lopes Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Juliana Fontes da Silva Unirsidade Federal de Santa Catarina
  • Marcio Vieira de Souza Universadade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1330

Palavras-chave:

metodologias ativas, visualidades, mídias, ensino remoto emergencial

Resumo

Com o avanço das tecnologias digitais potencializadas pela pandemia de Covid-19 surge a necessidade de adaptar as estratégias de ensino e de aprendizagem no ensino remoto emergencial. Dentro desse contexto, o artigo trata da experiência de rearranjo de uma disciplina de pós-graduação da UFSC (2021/3) por meio de práticas que utilizaram recursos midiáticos e visualidades integradas as metodologias ativas, e objetiva compreender como o uso dessas práticas pôde incentivar a participação e colaboração dos discentes, suas estratégias e práticas executadas. Como método da pesquisa foi realizado um estudo de caso único, os dados apresentados são decorrentes da observação participante das autoras e da coleta de amostragens dos materiais no ambiente da disciplina. Espera-se que as práticas descritas possam ser reaplicadas e contribuam na elaboração de novas estratégias em ambientes semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-02-15

Como Citar

Lopes Pereira, N., Fontes da Silva, A. J., & Vieira de Souza, M. (2023). VISUALIDADES, MÍDIAS E METODOLOGIAS ATIVAS: PERSPECTIVAS INICIAIS SOBRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1330