A NARRATIVA TRANSMÍDIA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Luana Monique Delgado Lopes UFSC
  • Natana Lopes Pereira UFSC
  • Tatiana Nilson dos Santos UFSC
  • Marcio Vieira de Souza UFSC
  • Tarcísio Vanzin UFSC

Palavras-chave:

narrativa transmídia, mídias, ensino superior, alunos, aprendizagem

Resumo

O trabalho teve por objetivo fazer uma síntese do conhecimento sobre as aplicações de narrativa transmídia e as consequências de sua utilização para a aprendizagem no ensino superior. Para este fim, foi conduzida uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scopus e Web of Science. Os principais resultados evidenciaram iniciativas em que os estudantes atuam como criadores de uma narrativa transmídia, bem como atividades com narrativas transmídia criadas previamente por terceiros. A revisão demonstrou que a utilização da narrativa transmídia abrange diversas áreas de aplicação no ensino superior e se mostra positiva para aumentar o engajamento e motivação dos alunos, promovendo melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem, favorecendo o aprendizado em grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Delgado Lopes, L. M., Lopes Pereira, N., Nilson dos Santos, T., Vieira de Souza, M., & Vanzin, T. (2023). A NARRATIVA TRANSMÍDIA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR . Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1510

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)