MODELO DE ASSISTENTE VIRTUAL BASEADO EM CONHECIMENTO APLICADO NO SUPORTE A ALUNOS

Autores

  • Lodacir Rodrigo Silva da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Alvaro Ostuni Gauthier Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vinicius Faria Culmant Ramos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1352

Palavras-chave:

Campus inteligente, Inteligência artificial, Ontologia, Chatbot, Amazon Web Services

Resumo

É verdadeiro afirmar que Chatbots tiveram uma crescente causada pelo impacto da pandemia COVID-19, dentre os diversos domínios de conhecimento abrangentes, também se encontram atuando no papel de assistentes virtuais direcionados ao universo educacional. Foi desenvolvido um assistente virtual baseado em uma ontologia elaborada a partir de documentos direcionados a alunos de curso de pós-graduação. Diversas ferramentas contribuíram para a viabilização do projeto, dentre elas destacam-se os serviços da Amazon Web Services através de recursos como Amazon Lex e AWS Lambda. Verificou-se através de testes preliminares que o experimento apresentou eficiência no atendimento e a possibilidade de se registrar uma gama de novas intenções que podem ser identificadas ao longo de sua utilização.

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Publicado

2023-02-15

Como Citar

Silva da Rosa, L. R., Ostuni Gauthier, F. A., & Culmant Ramos, V. F. . (2023). MODELO DE ASSISTENTE VIRTUAL BASEADO EM CONHECIMENTO APLICADO NO SUPORTE A ALUNOS. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1352