IMPORTÂNCIA DOS ODS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE À PARTIR DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Robson Fernando Duda Universidade Federal de Santa Catarina
  • Prof. Dr. Fernando Alvaro Ostuni Gauthier Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberto Carlos dos Santos Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v%25vi%25i.1596

Palavras-chave:

sustentabilidade, ods, educação superior, extensão universitária

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) possuem um importante papel na promoção e desenvolvimento dos temas relacionados à sustentabilidade, promovendo o compartilhamento e disseminação de iniciativas que contribuem neste processo. Essas iniciativas podem auxiliar no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)  e uma das formas de identificá-las é a partir do mapeamento das ações de extensão, utilizando a análise do conteúdo textual para identificar componentes de sustentabilidade e sua relação com os ODS. Neste contexto, o uso de ferramentas computacionais como modelos de classificação textual baseados na arquitetura Transformer mostram-se eficientes. O uso de modelos de classificação permite analisar grande quantidade de texto de forma automática, provendo dados quantitativos que auxiliam na construção do conhecimento institucional sobre ODS.

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

Duda, R. F., Ostuni Gauthier, F. A., & Carlos dos Santos Pacheco, R. . (2024). IMPORTÂNCIA DOS ODS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE À PARTIR DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v%vi%i.1596