IMPORTÂNCIA DOS ODS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE À PARTIR DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Robson Fernando Duda Universidade Federal de Santa Catarina
  • Prof. Dr. Fernando Alvaro Ostuni Gauthier Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberto Carlos dos Santos Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

sustentabilidade, ods, educação superior, extensão universitária

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) possuem um importante papel na promoção e desenvolvimento dos temas relacionados à sustentabilidade, promovendo o compartilhamento e disseminação de iniciativas que contribuem neste processo. Essas iniciativas podem auxiliar no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)  e uma das formas de identificá-las é a partir do mapeamento das ações de extensão, utilizando a análise do conteúdo textual para identificar componentes de sustentabilidade e sua relação com os ODS. Neste contexto, o uso de ferramentas computacionais como modelos de classificação textual baseados na arquitetura Transformer mostram-se eficientes. O uso de modelos de classificação permite analisar grande quantidade de texto de forma automática, provendo dados quantitativos que auxiliam na construção do conhecimento institucional sobre ODS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-11-29

Como Citar

Duda, R. F., Ostuni Gauthier, F. A., & Carlos dos Santos Pacheco, R. . (2024). IMPORTÂNCIA DOS ODS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE À PARTIR DAS AÇÕES DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1596