DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL SUSTENTÁVEL:

ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS PARA A RELAÇÃO COM STAKEHOLDERS

Autores

Palavras-chave:

desenvolvimento organizacional sustentável, relação com stakeholders, gestão do conhecimento, gestão de recursos humanos, cultura organizacional

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar estratégias e práticas organizacionais voltadas ao relacionamento com stakeholders e o desenvolvimento organizacional sustentável. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura para análise do conhecimento científico existente sobre “desenvolvimento organizacional sustentável”, mediante busca nas bases de dados Scopus, Web of Science (WOS) e Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). A extração de dados possibilitou elencar 37 estratégias e práticas organizacionais que avançam sobre as teorias e práticas, pois propiciam maior clareza de papeis, dinâmicas de parcerias, equidade, redução de polarizações, impulsionando uma visão abrangente de gestão, de criação e manutenção de relacionamentos, apontadas como essenciais ao desenvolvimento organizacional sustentável.

Biografia do Autor

Marta Silva Neves, UFSC

Doutoranda no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento - Engin/UFSC. Mestre em Ensino na Saúde, pela UFCSPA. Graduada em Educação, pela UFRGS. Com estudos em Educação Ambiental, Gestão Social, Gestão Empresarial, Dinâmica dos Grupos e Desenvolvimento de Equipes. Atualmente, atua na Universidade Corporativa do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, com experiência nas áreas de Sustentabilidade e Educação Corporativa. Contribui com mobilizações junto a sociedade civil com foco em educação para sustentabilidade. Entre os reconhecimentos estão: Top Ser Humano 2022 e Top Cidadania 2017, ambos pela ABRH-RS.

Patrícia de Sá Freire, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2013) e e Mestre em EGC pelo mesmo Programa (2010). É professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do ENGIN Laboratório de Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional e membro dos Grupos IGTI (Núcleo de Inteligência, Gestão e Tecnologia para a Inovação/UFSC) e, do KLOM (Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional/UFSC). É Editora do International Journal of Knowledge and Management (IJKEM). 

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Silva Neves, M., & de Sá Freire, P. (2023). DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL SUSTENTÁVEL: : ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS PARA A RELAÇÃO COM STAKEHOLDERS. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1440