UM MAPEAMENTO GRÁFICO-DIGITAL DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE BRANDING E COCRIAÇÃO PARA O AMBIENTE METAVERSO

Autores

  • Marcio Rodolfo Paasch Fundaçao Universidade Regional de Blumenau
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Pesquisa Bibliométrica, Comunicação de Marca, Interatividade, Comunidade Digital

Resumo

A popularização dos recursos digitais e comunicação online consolidou o protagonismo social dos consumidores. Gestores enfrentam dificuldades em destacar suas ofertas. A disputa entre organizações tornou-se simbólica, exercitada na comunicação interativa de marca. No Marketing e Branding, investe-se em comunidades de cocriação com consumidores que influenciam a cultura das marcas. A importância da comunicação coparticipativa e cocriativa é confirmada por uma pesquisa bibliométrica. O programa VOSviewer foi usado para a coleta e visualização de dados. Além disso, no background deste estudo, considerando-se o atual estágio da rede WEB 3.0, há a indicação do ambiente interativo online da plataforma digital Metaverso como campo privilegiado de composição coparticipativas e cocriativas de marca.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Paasch, M. R., & Perassi Luiz de Sousa, R. . (2023). UM MAPEAMENTO GRÁFICO-DIGITAL DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE BRANDING E COCRIAÇÃO PARA O AMBIENTE METAVERSO. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1446