UNO MAPEO GRÁFICO-DIGITAL DE LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA SOBRE BRANDING Y COCREACIÓN PARA EL ENTORNO METAVERSO

Autores/as

  • Marcio Rodolfo Paasch Fundaçao Universidade Regional de Blumenau
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palabras clave:

Investigación Bibliométrica, Comunicación de Marca, Interactividad, Comunidad Digital

Resumen

A popularização dos recursos digitais e comunicação online consolidou o protagonismo social dos consumidores. Gestores enfrentam dificuldades em destacar suas ofertas. A disputa entre organizações tornou-se simbólica, exercitada na comunicação interativa de marca. No Marketing e Branding, investe-se em comunidades de cocriação com consumidores que influenciam a cultura das marcas. A importância da comunicação coparticipativa e cocriativa é confirmada por uma pesquisa bibliométrica. O programa VOSviewer foi usado para a coleta e visualização de dados. Além disso, no background deste estudo, considerando-se o atual estágio da rede WEB 3.0, há a indicação do ambiente interativo online da plataforma digital Metaverso como campo privilegiado de composição coparticipativas e cocriativas de marca.  

Publicado

2023-11-21

Cómo citar

Paasch, M. R., & Perassi Luiz de Sousa, R. . (2023). UNO MAPEO GRÁFICO-DIGITAL DE LA PRODUCCIÓN ACADÉMICA SOBRE BRANDING Y COCREACIÓN PARA EL ENTORNO METAVERSO. Congreso Internacional De Conocimiento E Innovación - Ciki, 1(1). Recuperado a partir de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1446